Eventos

2.ª Jornada Municipal de Comunicação é iniciada em Paranaguá

Abertura da 2.ª Jornada Municipal de Comunicação contou com adesão de participantes no auditório da Biblioteca Leôncio Correia

9sck8qa4 1584428887

Evento organizado pela Secom irá até sábado, 28, com realização de oficinas e palestras com foco na Educomunicação

Na tarde da quinta-feira, 26, foi iniciada em Paranaguá a 2.ª Jornada Municipal de Comunicação, evento organizado pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). O primeiro dia da jornada contou com a presença em peso de profissionais de imprensa, educadores, estudantes e cidadãos no auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia. O primeiro palestrante foi o jornalista Vinicius Galon, o qual abordou o tema “Linguagem Amigável: uma alternativa para comunicação em direitos humanos”. Além dele, outros publicitários e jornalistas de renome nacional colaboraram nas discussões do primeiro dia da jornada.

A secretária municipal de Comunicação, Camila Roque, destacou que a consolidação do segundo ano de Jornada Municipal de Comunicação é uma forma da Secom prestar seu papel social perante a comunidade parnanguara. “Neste ano, temos um diferencial de uma jornada voltada ao público da educação. Falamos muito em leitura das mídias e percebemos que isso já passou do contexto profissional, isso está na escola, está no dia a dia das pessoas, então fizemos uma agenda de palestras paralelas voltadas ao público de professores e educadores da rede municipal, mas também aberta a toda a população”, explica.

2a(54)Equipe da Secom da Prefeitura de Paranaguá foi responsável pela organização do evento junto à Semedi

QUALIDADE DOS PALESTRANTES E EDUCOMUNICAÇÃO

“É muito gratificante também conseguir manter a qualidade dos palestrantes, até pelo contato que mantemos com alguns, foi fácil viabilizar estas palestras”, explica Camila Roque, destacando que os palestrantes são pessoas de muita relevância para o contexto da comunicação paranaense e do Brasil. “Trabalhamos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) a educomunicação. Já vai fazer um ano e meio que os professores possuem essa formação. Então, com a preocupação de que isso não acabe ao longo de tempo, queremos que se torne uma política pública, então fizemos uma minuta e vamos apresentar ao prefeito Marcelo Roque e, caso ele aceite, enviar à Câmara um Projeto de Lei para tornar a educomunicação uma política pública no município. É claro que isso só foi possível graças ao apoio da Semedi e da secretária Vandecy Dutra”, afirma a secretária.

3b(10)Secretária de Comunicação, Camila Roque, afirma que evento é uma forma de prestar retorno à sociedade e foca na educomunicação como política pública no município

A gestora também ressalta que ainda dá tempo de se inscrever para participar das palestras e oficinas na sexta-feira, 27, e sábado, 28. “É só vir até uma das palestras que nosso pessoal estará à disposição para fazer as inscrições enquanto tivermos vagas, que a concorrência está bem grande e é possível que esgotem antes da sexta-feira”, complementa Camila Roque. 

TRABALHO CONJUNTO

4(69)

"Essa é a segunda jornada, a primeira já foi um sucesso, revolucionou as atividades que já estavam ocorrendo a partir das oficinas, então isso reforça e valoriza o trabalho dos profissionais de Educação aliando a área educacional e de comunicação", afirma a secretária de Educação, Vandecy Dutra

Segundo a secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Dutra, ela e sua equipe vêm trabalhando em conjunto com a Secom desde o início da gestão do prefeito Marcelo Roque. “Essa é a segunda jornada, a primeira já foi um sucesso, revolucionou as atividades que já estavam ocorrendo a partir das oficinas, então isso reforça e valoriza o trabalho dos profissionais de Educação aliando a área educacional à de comunicação”, explica. “Com isso, os professores levam esta qualificação para os alunos em sala de aula, pois eles tiveram a primeira formação e depois a segunda, participaram da primeira jornada e agora participam da segunda, levando este ensino para as crianças. Já temos repórteres mirins pipocando nas escolas, podcasts criados pelos professores nas oficinas, levando isso para os projetos das escolas. Isso reforça ainda o trabalho positivo que está sendo feito na educação”, complementa Vandecy.

PALESTRA INAUGURAL

5(35)Palestra inaugural foi do jornalista Vinicius Galon com o tema "Linguagem Amigável: uma alternativa para comunicação em direitos humanos"

A palestra inaugural do evento foi feita pelo jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Vinicius Galon, com ampla experiência nas áreas de Direitos da Criança e do Adolescente e Direitos Humanos, trabalhando atualmente no Centro Marista de Defesa da Infância e como coordenador da campanha “Defenda-se”, especialista em “Comunicação e Sociedade” pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele destacou que um dos focos do jornalista deve ser diminuir a distância entre o que diz e a quem se diz. “Para uma comunicação ser eficiente ela precisa ser amigável. Não pode haver distância nem ruído no meio dessa comunicação. Nesse sentido, cresceram diversas iniciativas que estão tentando fazer uma comunicação mais abrangente e que esteja chamando mais a atenção das pessoas”, explica, relacionando com o jornalismo utilizar uma linguagem textual e gráfica de fácil acesso ao leitor. 

6(18)Diversas atividades, oficinas e palestras estão sendo oferecidas aos participantes da jornada

Também palestraram durante a tarde no primeiro dia do evento a jornalista e professora universitária Mônica Fort, com o tema ‘Organizações Estudantis e a Mídia’, abordando sua experiência como pesquisadora da área de Comunicação, seguida do publicitário Jean Berti realizando um workshop sobre ferramentas de educomunicação. À noite, foi a vez do jornalista, professor universitário e colunista da Gazeta do Povo, José Carlos Fernandes, discutindo o assunto “O que se passa na cabeça dos leitores”, seguido da jornalista, professora universitária e repórter na RPC/Rede Globo, Dulcinéia Novaes, conversando a respeito do papel do repórter na construção da notícia. A jornada foi encerrada discutindo a ubiquidade digital e a importância do discurso das marcas na fase atual da comunicação, discussão feita pelo publicitário Marcos Zanatti, que ganhou vários prêmios internacionais e nacionais. 

IMG 5078Evento está acontecendo com a presença em peso de profissionais de imprensa, educadores, estudantes e cidadãos no auditório da Biblioteca Municipal Leôncio Correia

Você também poderá gostar

2.ª Jornada Municipal de Comunicação é iniciada em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.