Eventos

14 blocos participarão do Banho de Mar a Fantasia, em Paranaguá

Maior evento de pré-carnaval do Litoral acontecerá no próximo dia 12

3fr3co

O Banho de Mar a Fantasia é um evento carnavalesco que conta com registro oficial do ano de 1950 e tem como idealizador reconhecido o saudoso parnanguara Antônio Dias Moura – também criador da escola de samba Junqueira – uma das precursoras do carnaval em Paranaguá. O desfile dos blocos é puxado por um trio elétrico com a presença do cortejo real, em companhia da bateria da Escola de Samba Junqueira, que mantém atividades desde 1947.

Em 2023, serão 14 blocos que participarão do evento, conforme informou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá (Secultur). Os blocos confirmados são: Bloco Super Fantástico; Amigos do Morrinho; Bloco do Santinho; Bloco Vai faz a fila; Bloco Grupo dos largados; Bloco Deck Bar Folia; Bloco Pangaré; Bloco do Gigante; Amigos do GP; Folia Atlanta; Bloco Ripa na Chulipa; Bloco do Ferrinho; Bloco Gusso Folia e Bloco Amigos da Pitangueira.

“A retomada do Banho a Fantasia é um evento tradicional, que a gente tem no nosso calendário há mais de 70 anos que a gente tem o prazer de contar com a família Moura, através da Junqueira, que é quem perpetuou essa tradição nas ruas do Centro Histórico, sendo que na última edição tivemos mais de 20 mil pessoas. Então, a gente tem a melhor expectativa possível, tanto dentro do turismo, a gente sabe que as pessoas buscam esse atrativo, assim como na comunidade. Sabemos que as pessoas têm muito carinho por este evento, curtem e aproveitam muito e a gente está muito feliz em poder retomar de maneira tão saudável, pensando em todos os detalhes da segurança, junto com a equipe da Saúde. Então a nossa expectativa é a melhor possível”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn.

A Secultur segue em preparação para o maior evento de pré-carnaval do Litoral. Conforme a expectativa, o Banho a Fantasia 2023 reunirá um público expressivo nesta edição de retomada, visto sua paralisação em 2021 em decorrência da pandemia de Covid-19.

Conforme a organização, cada bloco poderá desfilar com um carro de som ou trio elétrico e dois carros de apoio durante o percurso. Neste ano, os blocos deverão cumprir o horário determinado para concentração a partir das 8h, sendo que o Banho à Fantasia 2023 terá início às 11h e término às 17h com dispersão às 18h. Os blocos participantes deverão conter equipe de segurança com no mínimo quatro profissionais.

“A expectativa é grande para 2023, estamos preparados e organizados para realizar o maior Banho à Fantasia de todos os tempos. Tudo está sendo organizado para oferecer segurança e comodidade. Será uma festa linda e contamos com a presença e a alegria contagiante da nossa população”, disse a secretária.

A edição deste ano do Banho a Fantasia fará o mesmo percurso dos anos anteriores. Sairá no dia 12 de fevereiro, ainda no período da manhã, da Praça do Guincho e seguirá até a Rua Presciliano Correia e, em seguida, virará no Santuário de São Francisco das Chagas, avançando até a esquina da Praça Fernando Amaro. Continuará pela Rua Dr. Leocádio, seguirá pela Rua Marechal Deodoro e avançará até a Catedral Diocesana. O Banho encerrará no final da tarde, após a descida na ladeira João Régis ao chegar na Praça dos Povos Árabes (em frente à rodoviária).

Você também poderá gostar

14 blocos participarão do Banho de Mar a Fantasia, em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


14 blocos participarão do Banho de Mar a Fantasia, em Paranaguá

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como Microempreendedor Individual (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.