Na sexta-feira, 1.º, às 18h, acontece o início oficial do 1.º Festival da Cerveja Artesanal de Paranaguá que ocorrerá também no sábado, 2, das 11h à 1h, e no domingo, 3, das 11h às 22h, trazendo 11 cervejarias artesanais de Paranaguá e do litoral e a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), música ao vivo, gastronomia e atrações para público kids na Praça Mário Roque (Arena Paraná). As cervejarias participantes serão a Bornhaus, Brux Beer, Colina, Dash, Hespanha, Hufeisen, Morze Bier, Ozean, Três Morretes e Schöler’s Bier.
A gastronomia também fará parte do evento com a participação da Tennessee Smoke House BBQ, Vasconcelos Espetos Premium e Pedaleiros Burgers e Sandubas. Na sexta-feira, 1.º, a música fica por conta de The Trio e Mitzrael, no sábado, 2, haverão apresentações de Beto Bagreto (12h), Punch Drunk (14h), The Revenge (16h), Hillbilly Wawhide (19h) e Violet (22h), com encerramento no domingo, 3, com Denoiz Blues (13h), Dub e Destroy (16h) e Airwaves (19h). O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná, com apoio do Governo do Estado e entidades.
Prefeitura
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, informa que o evento é instituído em Lei, onde o município encontrou formas de realizá-lo com outros parceiros com foco na demanda do setor e no apoio às cervejarias locais. “Colocamos agora na regulamentação para realizá-lo em 2024 e achamos parceiros para pode fazer acontecer, entre eles a Adetur Litoral, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Viaje Paraná, e das cervejarias de Paranaguá que vieram trazendo parceiros de outra cidade, entre eles cervejarias de Curitiba, a Procerva que é a Associação das Microcervejarias do Estado do Paraná, uma entidade estadual que comporta todos esses cervejeiros e traz visibilidade ao evento”, destaca.
Maria Plahtyn afirma que o evento será uma forma de lazer para os moradores e incentivará o turismo local com vinda de visitantes. “São pessoas que virão para conhecer nossas cervejarias e a nossa cidade, sendo que o festival acontecerá na Praça Mário Roque, na sexta-feira, 1.º, sábado, 2, e domingo, 3, com programação musical todos os dias, praça de alimentação, fora a própria Praça Mário Roque que traz entretenimento para as famílias de Paranaguá e visitantes”, completa. “A Praça Mário Roque, que já está servindo para nós, para a comunidade, para a população de Paranaguá Paranaguá, para os nossos visitantes, navios de turistas, agora também recebendo as cervejarias artesanais de toda a região de Paranaguá, Curitiba, litoral todo, com cervejas diferenciadas, com sabores diferentes também, preparos especiais, além da programação musical e tudo mais que a Praça Mário Roque também tem ofertado aí para os nossos visitantes. Então venham prestigiar, venham com a família, a gente tem uma programação muito bacana durante todos os dias do festival”, finaliza.
Adetur
O diretor-executivo da Adetur, José Reis de Freitas Neto, o “Juca”, afirma que o evento é fruto de um esforço conjunto e por meio da Lei Municipal n.º 570 de 2019, do falecido vereador Nilo Monteiro, que inclui o evento no calendário do município, reforçando fevereiro como o mês da cerveja artesanal. “Conseguimos juntar Estado, município e os produtores de cerveja artesanal para realizar este festival. Da minha parte, a questão foi costurar isso, quem entende de festival são os produtores, então, representando a Adetur, devemos fazer com que isso aconteça na Arena Paraná, do Governo do Estado, com a Prefeitura dando um suporte grande aos eventos, mais quatro tendas serão colocadas, bem como parte elétrica, então teremos uma estrutura bem completa com banheiros, cadeiras, estações que a Prefeitura está oferecendo, então conseguimos no momento certo. A expectativa é a melhor possível”, destaca.
“É o primeiro festival, queremos que ocorram vários, a nossa preocupação é que ele seja um evento que fique, que entre para o calendário oficial do município para que o parnanguara tenha orgulho, assim como outros eventos da cidade”, afirma Juca. “O principal é que as pessoas da cidade aproveitem, mas que também seja um leque para que mais pessoas venham conhecer Paranaguá também”, afirma, ressaltando que este é um começo para que o festival se torne em algo cada vez maior no decorrer dos anos.