conecte-se conosco

Esportes

Ultramaratonista de Paranaguá conquista 5.º lugar geral na 1.ª Maratona de Ponta Grossa

Luciana da Rocha relata expectativa para convocação à Seleção Brasileira

Publicado

em

Foto: Divulgação

No dia 27 de março aconteceu a 1.ª Maratona de Ponta Grossa, onde a ultramaratonista paranaense Luciana Beatriz Freitas da Rocha, nascida em Curitiba e criada em Paranaguá, conquistou a quinta colocação na prova com 42 quilômetros de percurso que serviu para seu preparo para a Ultramaratona de Guaraqueçaba, que conta com 105 quilômetros de trecho disputado. Com diversas conquistas, a atleta ressaltou a expectativa para mais uma vez ser convocada para a Seleção Brasileira de Ultramaratona em maio, algo que a credenciará para a disputa do Mundial que ocorrerá em Berlim, na Alemanha, em agosto.

Fazendo parte da equipe F3 Assessoria Esportiva junto ao treinador, Felipe Costa da Silva, Luciana destaca que descobriu a maratona apenas três semanas antes da data da prova. “Como sabia que seria um percurso bem desafiador com muitas subidas e descidas eu me animei em fazê-la por um objetivo: um treinão para preparação pra Ultramaratona de 105 quilômetros de Morretes e Guaraqueçaba.  Eu me surpreendi com o 5.º lugar geral na maratona, pois eu fui pra treinar e o que viesse estaria bem feliz . O percurso da maratona é  de 42,195 quilômetros, mas teve um erro de percurso pois o batedor se equivocou. Ao invés de fazer o retorno, o batedor seguiu em frente mais 2km . O resultado final desse deslize  deu 44 quilômetros e 390 metros”, detalha.

Segundo Luciana, todos os fins de semana ela realiza um treino específico denominado de “longão”. “Como eu teria meu ‘longão’ como de costume acima de 40 quilômetros eu já estou acostumada a fazer longas distâncias. Eu fui pra prova com o intuito de realizar este tipo de treinamento e fui agraciada com um pódio geral”, completa.

Adversidades e superação

O erro de percurso na prova, fazendo com que ela percorresse uma distância maior do que a necessária, foi algo percebido por Luciana quando ela estava no quilômetro 38 da maratona. “No percurso existiam cavaletes com a quilometragem marcada. Porém, meu relógio sempre dava dois quilômetros a mais. Mas eu pensei: alguém pode ter colocado no lugar errado e continuei a prova. Quando deu 42 quilômetros no relógio  eu fiquei bem brava, porque ali confirmei que havia algo errado e que alguém tinha cometido um deslize. Como não conheço a região também pensei que talvez fosse 500 metros a mais, mas o corredor do meu lado me colocou na realidade, falando que iriam dar dois quilômetros a mais”, explica.

Próximo desafio da atleta será disputa da Ultramaratona de Morretes e Guaraqueçaba com 105 quilômetros de percurso (Foto: Divulgação)

“Fiquei bem chateada por alguns instantes, mas depois ergui a cabeça. Quem chegou até aqui vai até o fim. Sorrindo e feliz, fiquei entre as cinco melhores da prova”, ressalta.

Ultramaratona no litoral do Paraná e convocação

O momento agora é de dupla expectativa para Luciana em torno da disputa da Ultramaratona Morretes – Guaraqueçaba, no litoral paranaense, e convocação para a Seleção Brasileira de Ultramaratona. “Correr a ultramaratona de Guaraqueçaba só me traz ótimas lembranças.  Já fiz três provas lá em diferentes categorias: corrida de 15 quilômetros e ultras de 52 e 80 quilômetros. Agora, vou correr os tão sonhados 105 quilômetros. É um lugar lindo e um percurso muito desafiador. A minha meta é correr feliz”, afirma.

“A lista de convocação para o Mundial de 100 quilômetros em Berlim na Alemanha acontecerá em maio de 2022. O Mundial ocorrerá no último sábado de agosto.  Estou muito esperançosa em ser convocada, mas entreguei para Deus. Fico na torcida”, ressalta Luciana Beatriz.

A atleta deixa suas redes sociais à disposição para quem quiser acompanhar a sua carreira, bem como para patrocínios. O Instagram é o @lu_runner e o Facebook é o “Lu Beatriz”. “Empresas que quiserem me patrocinar para o  Mundial de 100 quilômetros na Alemanha podem entrar em contato pelas redes sociais”, finaliza.

Continuar lendo
Publicidade