Dos aproximadamente 400 gols marcados em toda a carreira como jogador de futebol, sendo cerca de 80 assinalados com a camisa do Rio Branco, é provável que nenhum deles tenha gerado tanta emoção ao atleta Ratinho como o reconhecimento que teve dos 824 votos obtidos na eleição deste ano para vereador. Uma cena que mais marcou a comemoração da vitória nas urnas foi o choro incontrolável que teve nos braços da mãe, dona Vera Lúcia.
Como futuro legislador, o atacante que vestiu a camisa alvirrubra por 12 anos, disse que vai defender a melhoria das áreas do lazer e do esporte na cidade, buscando contribuir para que as crianças do município tenham mais condições de fazer uma prática esportiva. Além disso, ele avisa que seu compromisso com o povo exigirá dele um posicionamento responsável para as questões envolvendo a cidade. “Tudo o que for bom para a cidade, terá meu apoio. No entanto, o que não for, obviamente não terá, pois reafirmo que o meu compromisso é com a população parnanguara”, declarou.
Se nos tempos de jogador, Ratinho balançava as redes com frequência, o que ele pretende agora é emplacar projetos de lei que venham a dar as condições necessárias para que os bolsões de pobreza do município venham a contar com a prática de esportes. “Nestes últimos meses, o meu contato com a periferia da cidade se acentuou, por isso Deus colocou no meu coração o desejo de ajudar as pessoas a terem suas vidas melhoradas e é para isso que vou trabalhar na Câmara de Vereadores”, declara. Ratinho, atualmente, está envolvido com um projeto social de caráter religioso na Vila Santa Maria.
A respeito da vida esportiva, o atacante atuou em 15 clubes pelo Brasil, sendo campeão em times como Remo e Cametá, ambos no Pará, e o Criciúma de Santa Catarina. No Rio Branco, onde atuou nesta temporada e promete encerrar a carreira em um jogo festivo no final do ano, Ratinho recorda como o grande momento vivido o ano de 2007, quando o time, que ainda jogava na Estradinha, foi semifinalista do Campeonato Paranaense. Perdendo para o Paraná Clube do atacante Maicosuel, que hoje brilha no Atlético Mineiro. “Naquele ano, fizemos o jogo de quartas de final contra o Londrina. O jogo, na Estradinha, foi alucinante e marquei um dos gols da vitória por 2 a 1”, relembrou. Segundo Ratinho, a fama nos gramados foi determinante para a eleição a vereador, porém, daqui em diante, Cleverson Ribeiro Miguel sabe que a cobrança será outra, pois os desafios serão ainda maiores para que a cidade volte a ser feliz, como nos tempos do Rio Branco na Estradinha.