A estrutura ainda é simples: um campo de areia, quando chove vira lama, alguns coletes e bolas, mas os resultados já são expressivos para o projeto social Missão Grão de Mostarda (MGM), realizado na Vila Garcia desde o mês de março deste ano. O trabalho de inserir pequenos garotos no esporte, no caso o futebol de areia, é feito por um casal residente no bairro e que se diz feliz em oportunizar uma vida mais alegre e esperançosa aos meninos da região.
O idealizador do projeto, Gabriel Freitas, acredita que a realidade no bairro onde reside já é outra depois da iniciativa que teve ao lado da esposa Geysa. Segundo o casal, a melhora na educação e o respeito dos meninos para com os adultos, pais e outros moradores, são situações já visíveis. “Antes o linguajar era aquele em que não havia limites, mas percebemos que a garotada do projeto MGM está mais educada, entendendo que a forma de falar é importante para que tenhamos o respeito dos outros e sejamos respeitados”, disse Geysa, que ajuda o marido no projeto instruindo e aconselhando os meninos a terem posturas mais adequadas em casa, na escola e também na rua.
Para Gabriel Freitas, o ano de 2016 vem sendo de desafios vencidos, pois a estruturação do projeto ganhou formas graças a algumas ajudas pontuais. Contudo, ele vai atrás de formalizar, documentalmente, o trabalho, a fim de que consiga obter verbas oriundas de leis de incentivo para o desenvolvimento do projeto social no bairro. “O esporte é atrativo para as crianças e para os jovens, por isso, em uma comunidade como a nossa, onde o número de jovens é crescente, se faz necessário um trabalho local que complemente as atividades escolares, e o nosso projeto tem este objetivo, que é dar uma ocupação no contraturno da criançada para que ela siga inserida em um contexto educativo, porém com fins esportivos”, ressalta.