conecte-se conosco

Esportes

Marcelo Santos externa sua felicidade em participar de mais uma paralimpíada

Marcelo e a técnica Silmara no Open Internacional em São Paulo, onde o atleta conquistou o ouro

Publicado

em

O esporte parnanguara recebeu mais uma boa notícia neste mês em que a “Cidade-Mãe” do Paraná completa 373 anos. Trata-se da convocação do atleta Marcelo dos Santos, da bocha paralímpica, para compor a delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. O anúncio oficial foi feito pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na terça-feira, 6 de julho.

Marcelo é treinado pela professora Silmara França Técnica de Paradesporto da Associação Paraolímpica de Paranaguá – APP.

O atleta nasceu com distrofia muscular progressiva e iniciou sua caminhada na bocha por influência do irmão, Eliseu dos Santos, medalhista paralímpico em Pequim 2008, Londres 2012 e no Rio 2016. A estreia de Marcelo nos Jogos foi no Rio de Janeiro, onde jogando ao lado do irmão e de Dirceu Pinto, conquistou a prata nas duplas mistas BC4.

Atualmente, preparando-se no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, Marcelo dos Santos enfatiza que o momento é de felicidade. “Toda convocação para seleção o sentimento é de felicidade de realização pelo trabalho que desenvolvemos, talvez esta seja ainda mais especial pelo momento que estamos vivendo por causa do novo Coronavírus e também pela minha felicidade ser tripla por estar ao lado de dois irmãos que também estão convocados”, externou Marcelo, que também destacou a visita de incentivo que recebeu durante os treinamentos. “A equipe da Presidência da República esteve visitando a Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, aqui no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, e eu com meu irmão Eliseu Santos, que representa Curitiba, jogamos de forma simbólica uma partida de bocha com o vice-presidente da República”, completou.

Marcelo com seu irmão Eliseu Santos jogaram de forma simbólica uma partida de bocha com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão

A técnica da APP, professora Silmara França, também comemora a convocação. “Nós, da Associação Paraolímpica de Paranaguá, juntamente com o Marcelo, ficamos muito felizes e gratos.  O Marcelo Santos que nos representa há cinco anos em diversas competições, passou por uma grande preparação para que quando chegasse o momento da convocação estivesse   pronto. É uma luta diária em rotina de treinamento que exige muita dedicação e principalmente no momento em que o mundo se encontra devido à pandemia, podemos dizer que vai ser uma competição de resiliência no sentido figurado pelo processo de adaptação e ressignificação por todos os desafios impostos que foram desde o isolamento social e treinamento dentro de casa”, comenta a técnica, enfatizando que a pandemia restringiu os treinamentos. “Não foi possível o treinamento em equipe desde a pandemia, os atletas se prepararam em suas casas até que vieram as convocações para as fases de treinamento junto a Seleção Brasileira. E agora no momento em que ele está na última fase de treinamento junto a Seleção Brasileira antes de Tóquio ficamos com o sentimento de alívio e de dever cumprido. Com certeza o Marcelo Santos irá nos representar muito bem e se Deus quiser vai nos trazer uma medalha. Para mim só o fato de  ter um Para atleta levando o nome de Paranaguá em uma competição de nível tão elevado já é um prêmio. O Marcelo Santos é exemplo para nossos Paratletas que estão em busca de uma carreira bem sucedida no esporte”, completa.

Marcelo e Silmara representantes de Paranaguá nos Jogos  Abertos Paradesportivos do Paraná

Após os treinamentos no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, os atletas retornaram para suas casas e irão se preparar para a viagem a Tóquio. Os Jogos Paralímpicos acontecerão 15 dias depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre os dias 24 de agosto a 5 de setembro.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress