As disputas de Copas Internacionais têm ganhado um bom espaço nos convites para o Projeto Social Leões do Futuro/Sespor de Paranaguá que atualmente atende mais de 300 crianças gratuitamente.
Mesmo com o pouco tempo de existência, está em seu 4.º ano, é possível observar a evolução dos resultados na modalidade. No Campeonato Sul-Americano em Santa Catarina no último mês de julho, a equipe Sub-17 sagrou-se campeã e, em outubro, a categoria Sub-12 foi campeã em Guaraqueçaba. Sendo assim, muitos convites vêm surgindo para outras disputas, como o mais recente, para o mês de dezembro, a 32.ª Copa Sul-Americana que acontece entre os dias 16 a 22, em Cruzeiro do Iguaçu, com categorias Sub-13 e Sub-15.
O presidente da Associação, Marcio Queiroz, destaca que o Leões do Futuro/Sespor é o caçula da competição. “O time nasceu de um projeto social implementado em 2014 com alunos de escolas públicas e privadas da região. O programa, que ensina a modalidade para crianças e adolescentes, é uma parceria das secretarias municipais de Esportes, de Saúde e de Educação de Paranaguá e ainda conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Turismo do Estado do Paraná, 9.º Batalhão da Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. No ano passado, a Associação Leões do Futuro, entidade sem fins lucrativos, foi beneficiada pelo Programa Nota Paraná, em que os contribuintes que não colocam CPF nas notas fiscais podem depositar nas urnas destinadas ao projeto Leões do Futuro, tornando-se importante fonte de recursos, contribuindo diretamente com parte das custas das viagens”, destaca Marcio Queiroz, que conta com parceiros privados para o desenvolvimento do projeto. A base da equipe será composta por 20 atletas e será formado por alunos com boas notas e frequência escolar. “O time nasceu de um projeto social, que tem como meta ajudar com muita vontade de levar o esporte para toda comunidade. Nos treinos, a missão é conseguir reunir disciplina aliada à perseverança em um só lugar. Para praticar, eles se encontram em uma excelente infraestrutura do Centro Esportivo Olé, e com subsede para treinamentos no quartel do 9.º Batalhão da Polícia Militar. Apesar destes grandes apoiadores que se tornaram peças fundamentais na vida de centenas de crianças, ainda existe a necessidade de aumentar a captação financeira para custear as inscrições, transporte, alimentação, uniformes, materiais curativos e medicamentos, materiais esportivos diversos, para a disputa destes campeonatos internacionais”, relata Queiroz.
O atleta Marcio Matheus fala da expetativa de participar da competição.
“Será nossa primeira experiência, mas temos expectativa de fazer jogos competitivos. Nossa ideia é estar na final da Copa Sul-Americana”, espera o atleta.
A bagagem que falta nos novatos tem como contrapartida a experiência do treinador Tuca, um reforço importante do time, pois é acostumado a conquistar grandes resultados com outras equipes.
“Além de vencer, temos objetivos a longo prazo, porque sabemos que o time está começando a se construir e vai crescer”, afirma o professor Tuca.
As empresas podem participar através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, onde podem repassar diretamente ao projeto o valor de 1% do IR devido ao Governo Federal, cujo valor será abatido integralmente do devido ao governo. Com o apoio ou patrocínio financeiro de novas empresas daremos qualidade e segurança nas viagens para a disputa da 32.ª Copa Sul-Americana. O contato para os interessados por telefone é (41) 98512-4111 ou e-mail: [email protected]. Conheça o projeto, acesse: www.leoesdofuturo.com.br