O atleta Itamar Biondo, de 25 anos, da academia OCSJJ, conquistou o vice-campeonato, na categoria meio pesado – faixa marrom adulto, no Mundial de Jiu-Jítsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE) em torneio realizado no Ginásio Mauro Pinheiro, Ibirapuera, em São Paulo, SP, no período de 25 a 27 de julho.
O atleta acompanhando do professor e líder da OSCJJ, Ocimar Costa, conversou com a Folha do Litoral News e falou da participação no evento. “Foi a competição mais importante de que já participei, e foi muito disputada. Já havia lutado em 2017 e perdi nas quartas de final. Agora fiz quatro lutas e perdi na final. A primeira luta peguei o atual campeão mundial na minha categoria e ganhei na decisão do juiz, as outras lutas foram todas duras e foi bem competitivo o evento”, destacou o atleta que faz seus treinamentos em Paranaguá. “Moro em Matinhos e treino diariamente aqui com o professor Ocimar Costa, na OCSJJ, fazendo dois treinos às 12h e às 17h, que é o treino de competição”, completa.
Itamar tem por objetivo chegar aos principais eventos da modalidade esportiva. “Almejo conquistar a faixa preta e continuar competindo e meu sonho maior dentro da faixa preta é chegar no cenário mundial com o mesmo desempenho que venho tendo nas faixas coloridas”, externa o atleta que é paraguaio de nascimento e está no Brasil desde o ano de 2010. “Chegando ao Brasil comecei a treinar Jiu-Jítsu e, em 2016, vim para a equipe OCSJJ, e desde lá todo o suporte que um atleta pode ter estou recebendo da academia, para poder estar competindo e viajando, tanto no Jiu-Jítsu como no MMA”, destaca o atleta.
O professor Ocimar Costa destacou que os atletas obtiveram 100% na participação. “Fomos neste mundial com três atletas, dois foram campeões e um vice-campeonato, com um saldo de 100% de medalhas, mostrando o nível de Jiu-Jítsu do litoral. E a cada evento vai revelando novos atletas, como o Itamar, um menino esforçado que chegou há três anos na academia e já começou a colher frutos. Tivemos também a Bia que estreou na faixa marrom e ganhou suas lutas, e a Aymeê Xavier que está sendo uma revelação com apenas 13 anos, e no futuro poderá estar no nível máximo da competição, e ainda temos o Kaua Fonseca, de Antonina, que foi vice-campeão, um atleta bem talentoso. Fora os mais de 15 atletas que não puderam participar, até devido ao calendário, pois tem que se fazer esta opção. Então todos estão de parabéns, pois representaram muito bem a cidade e a região”, destacou Ocimar Costa.
Confira as conquistas e títulos do atleta:
– Vice-Campeão Mundial 2019
– Campeão Paranaense 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019
– Campeão Desafio Gladiador 2018 e 2019
– Campeão Desafio AFT Grappling 2019
– Campeão Catarinense 2017
– Campeão Copa Litoral 2018
– Campeão Litoral Open 2017
– Campeão Bonsai Jiu-Jítsu 2016
– Campeão Zuba Combat 2015