conecte-se conosco

Esportes

Atleta do litoral é campeã da 2.ª etapa do Paranaense de Jiu-Jitsu

Maitê Camargo, de 13 anos, venceu na categoria infanto-juvenil 2

Publicado

em

paranaense de jiu-jitsu

A atleta de Guaraqueçaba, Maitê Camargo, de 13 anos, foi campeã da 2.ª Etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu 2024. O evento foi realizado no último dia 11, no Ginásio do Tarumã, em Curitiba. Ela treina na escola Gracie Barra no município litorâneo com o professor Silvestre Lopes e venceu na categoria infanto-juvenil 2, faixa cinza.

Segundo os organizadores do campeonato, o objetivo principal do evento é a confraternização de atletas do Jiu-Jitsu no Estado do Paraná. “Este evento é aberto a todos os atletas de Jiu-Jitsu do Estado e convidados de outros estados brasileiros nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil, Adulto, Master 1, Master 2, Master 3, Master 4 e Master 5”, divulgou a Federação de Jiu-Jitsu do Paraná.

A atleta tem alcançado resultados expressivos nas últimas competições. “Em janeiro, participei do AJP Tour Regras de Abu Dhabi, em Guaratuba. Infelizmente, estava bem mal da saúde, com anemia, tinha perdido 4 kg, mas lutei e fiquei em 2.º lugar”, contou Maitê.

 A 3.ª Etapa do Paranaense de Jiu-Jitsu acontece no dia 9 de junho, em Curitiba
Foto: Divulgação

Em abril, novamente no AJP Tour, ela se superou. “Dia 14 de abril teve novamente campeonato, o AJP Tour Regras de Abu Dhabi, e tive que subir de categoria para lutar com adversárias mais graduadas e mais velhas e ganhei em 1.º lugar”, destacou Maitê.

O evento nas Regras de Abu Dhabi segue alguns critérios como: vantagem vale um ponto; punição gera um ponto para o adversário; luta empatada possui um minuto de Gold Score; e luta empatada após o Gold Score: quem fez o último ponto vence.

A atleta tem alcançado resultados expressivos também em outras competições
Foto: Divulgação

Próximos campeonatos do Paranaense de Jiu-Jitsu

Maitê já se prepara para as próximas competições. A 3.ª Etapa do Paranaense de Jiu-Jitsu acontece no dia 9 de junho, em Curitiba. Ela também vai participar do campeonato da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, em 22 de junho, em Barueri (SP); e do Kids International 2024, no dia 7 de julho.

“Sempre é incrível o sentimento de poder subir no lugar mais alto do pódio. Espero viver do Jiu-Jitsu, ter um futuro brilhante através do esporte”, evidenciou Maitê.

Para alcançar seus objetivos, ela conta com o apoio da família. “Meus maiores incentivadores são: minha mãe Jeiciane Camargo, meu padrasto, o professor Ralfa Jonny, embaixador da escola e hoje treinador oficial do Ministério da Defesa do Emirados Árabes radicado em Abu Dhabi e árbitro da AEJ/AJP. Mesmo em outro País, ele nos dá todo suporte”, salientou Maitê.

Em alta