conecte-se conosco

Esportes

Atleta de Paranaguá se destaca nas primeiras posições em maratonas no Rio do Rastro e Ponta Grossa

Luciana da Rocha obteve terceira colocação na prova paranaense e quarta na da Serra do Rio do Rastro – SC

Publicado

em

Atleta na chegada da difícil prova na Serra do Rio do Rastro. Ela disputará bicampeonato na Corrida do Porto 2024 / Foto: Divulgação - Luciana da Rocha

Em maio, a ultramaratonista paranaense Luciana Beatriz Freitas da Rocha, nascida em Curitiba e criada em Paranaguá, da equipe F3 Assessoria Esportiva, que tem Felipe Costa da Silva como seu treinador, conquistou desempenhos de destaque em dois eventos esportivos de extrema dificuldade no sul do Brasil. No dia 5, Luciana obteve a quarta colocação geral na “Rio do Rastro Marathon 2024”, disputada na Serra do Rio do Rastro – SC, sendo que em 19 de maio a atleta conquistou a terceira posição geral na “Maratona de PG” que ocorreu em Ponta Grossa, duas provas de extrema dificuldade, sendo que agora a meta é a disputa do bicampeonato da Corrida do Porto 2024, organizada pela Portos do Paraná no Porto de Paranaguá, prova onde ela foi campeã em 2023.

Segundo a atleta, na maratona do Rio do Rastro, ela obteve o tempo de quatro horas e 19 minutos, meia hora a menos do que o tempo na mesma prova em 2023, colocando-a na quarta colocação geral. “Eu considero a Serra do Rio do Rastro mágica, porque ela, devido à sua altimetria e ao fator climático, muda muito e nós atletas temos que estar preparados pra tudo ,frio ,calor, vento, geada e encarar a parte da Santa ,os últimos 7 quilômetros finais da prova. Aí é pedir para Deus e Nossa Senhora forças pra entregar o propomos  a fazer: uma maratona.  É a minha terceira vez na Serra, mas desta vez ela me abraçou, a respeitei muito e pedi permissão.  Sim, a Serra é mística,  e quem consegue concluir uma maratona se torna os guardiões da Serra”, destaca.

Outra conquista foi a prova de Ponta Grossa, que conta com um relevo de dificuldade para todos os atletas. Ela conquistou o tempo de três horas e 33 minutos na maratona com a terceira colocação. “O percurso foi desafiador, porque não tem plano na cidade, só sobe e desce e sobe. Como estava em ciclo de treinamento para a Serra do Rio do Rastro que é só subida a maioria, resolvi me desafiar em Ponta Grossa. Sabia que estava preparada porque já conhecia o percurso. Depois do KM-25 corri praticamente sozinha e nessa hora a força mental tem que agir. Tudo deu certo como planejado e conquistei o terceiro geral na prova”, completa Luciana. 

Prova de extrema dificuldade em Ponta Grossa terminou com Luciana na terceira colocação geral / Foto: Divulgação – Luciana da Rocha

“As duas provas foram ‘cascudas’ e os resultados só vieram porque teve disciplina, comprometimento, determinação, garra,força e treinamento, muito treinamento. Sou acompanhada por profissionais muito competentes: meu treinador Felipe Costa da Silva e meu personal trainer Eduardo Arzua”, afirma a atleta.

Corrida do Porto

Segundo ela, a expectativa é alta para a Corrida do Porto, uma prova que não é sua especialidade, mas onde conquistou a primeira colocação geral na primeira edição em 2023. “Meu próximo desafio será em Paranaguá na Corrida do Porto no próximo dia 9 de junho de 2024. Provas curtas não são a minha especialidade, mas eu sempre me esforço para fazer o meu melhor e tenho conquistado pódios também. Espero conseguir uma boa marca nos 10 quilômetros da Corrida do Porto e, se Deus me permitir, um pódio”, finaliza Luciana da Rocha. 

Em alta