O ciclismo é um esporte que vem crescendo bastante e já foi muito forte em Paranaguá, como destaca o presidente da Associação dos Ciclistas de Paranaguá (ACP), Alexsandro Vieira Alvarenga. Há aproximadamente um ano e meio, a entidade foi criada com o objetivo de difundir a prática e o esporte, mas também buscar o brilho que o ciclismo já teve no município. Para isso, um grupo de ciclistas resolveu criar a ACP. “Temos um ano e quatro meses de associação e demos início nas provas no meio de 2015. Tenho a certeza de que estas provas já estão resgatando a identidade que Paranaguá possui com o ciclismo. Paranaguá, sempre foi forte nessa modalidade esportiva, por exemplo, no aniversário da cidade, no 29 de julho, era a prova esportiva de maior destaque, o evento principal da cidade. Estamos trabalhando e este ano conseguimos realizar pelo segunda vez consecutiva esta prova, além de um calendário que implantamos, com a premiação nos melhores no final do ano. Vamos trabalhar firme e não queremos deixar o padrão cair”, destaca o presidente, enfatizando que com a realização das provas, apesar do curto espaço de tempo, novos atletas vêm se destacando. “Cada vez mais, novos atletas somam-se aos antigos e temos vários deles do juvenil até o 55 anos, digamos de a a z, e todos se destacando nas provas que participamos e conquistando pódios. Isso é muito positivo para Paranaguá e para a associação que vem se destacando e levando o nome de Paranaguá por onde pedala. Acreditamos nos atletas locais e, por isso, acreditamos e realizamos provas aqui, para fortalecer o esporte no município”, completa.
A entidade tem o desejo de levar a modalidade aos bairros, buscando atletas novos para o ciclismo. “Hoje 70% dos nossos atletas são de maior idade, 30% mais jovens, e queremos reverter isso, fazer com que os meninos e meninas se interessem desde cedo pelo esporte e comessem a participar de competições, nossa ideia é fazer esta renovação”, destaca Alexsandro.
Um dos pioneiros no esporte, Ari Gouveia, enfatiza que esta iniciativa é muito importante. “Sempre estive ligado ao esporte, seja remando, fazendo triathlon ou ciclismo, e o esporte é uma ferramenta para afastar o jovem do mau caminho. Hoje, temos o Dalton, campeão brasileiro, um menino de 18 anos, que treinei muito com o pai dele. Então o nosso objetivo, além de manter a saúde, é incentivar a prática do ciclismo”, destaca Gouveia, que hoje compete na categoria Máster, acima de 50 anos.
O ciclista parnanguara Dalton José Assis Silva, de 18 anos, categoria Junior, que recentemente sagrou-se campeão (medalha de ouro) no Campeonato Brasileiro de Ciclismo, realizado de 30 de agosto a 2 de setembro, no velódromo da cidade de Maringá, na modalidade pista, destacou a contribuição que a ACP deu em sua carreira no ciclismo. “Me ajudaram bastante neste meu caminhar, pois sozinho não conseguiria chegar aqui. Eles sempre marcavam treinos e me davam uma ajuda, me levavam para várias competições”, destaca Dalton.
“Quem tiver o interesse em conhecer o trabalho realizado pela Associação, pode nos procurar às segundas-feiras, das 19h até às 23h, em nossa sede provisória no Aeroparque, em frente à quadra do Projeto Ágatha. Muitas vezes a pessoa compra uma bicicleta sem saber o tamanho certo, então vá fazer um bikefit, onde poderemos lhe ajudar em o que medir e observar no seu corpo para comprar a bike no tamanho certo, e estaremos dando outras orientações. Estamos de portas abertas”, finaliza o presidente.