Esportes

Associação de Artes Marciais de Paranaguá (AAMP) une academias em prol do esporte e inclusão social

Idealizador Márcio Gigante ressalta importância do 1.º Encontro de Artes Marciais

2 encontro de artes marciais em paranagua

Objetivo é apoiar academias de Artes Marciais em projetos sociais junto a crianças, redução da criminalidade e formação de atletas (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom)

Com o foco de incentivar o esporte potencializando a inclusão social por meio das Artes Marciais, foi criada a Associação de Artes Marciais de Paranaguá (AAMP), entidade que teve idealizador Márcio Mesquita, vereador e liderança esportiva e social do município, que é também coordenador de Artes Marciais do projeto “Amor Solidário” desenvolvido na Vila São Jorge. No último domingo, 2, um dos frutos deste trabalho foi demonstrado por meio da realização do 1.º Encontro de Artes Marciais no Ginásio Albertina Salmon. O intuito é ampliar este calendário esportivo com apoio da Prefeitura de Paranaguá e do Governo do Estado, bem como potencializar os projetos sociais desenvolvidos por toda a cidade pelas academias.

“A união das academias surgiu da indignação dos atletas com a falta de apoio e condições. Para muitos, o bolsa atleta não estava sendo feito de forma justa e o que mais prezamos nas Artes Marciais são coisas como honra, lealdade e honestidade. A partir daí fui indo de academia a academia, falando com os mestres e professores para que tivéssemos um representante na Câmara, pois com isso poderíamos também  incentivar eventos locais e projetos sociais. Todas as academias de Artes Marciais possuem um projeto social onde buscamos tirar as crianças das ruas e da possibilidade de aliciamento para o crime, sendo esta uma ferramenta de inclusão social”, afirma Márcio Gigante.

Encontro

Segundo ele, como idealizador, foi extremamente positivo ver o Encontro de Artes Marciais se tornar realidade em Paranaguá.

1 vereador marcio gigante
1.º Encontro de Artes Marciais ocorreu no Ginásio Albertina Salmon no domingo, 2, e foi fruto da atuação da associação em Paranaguá (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom)

“O encontro já havia acontecido em outros lugares e em outras oportunidades, mas esse foi um marco, já que nunca tivemos apoio ou abertura para isso. Pretendemos fazer outros com certeza maiores e mais bem estruturados, já que o Governo do Estado e o município abraçaram as artes marciais e o esporte como um todo”, frisa o vereador.

O foco é a união, segundo Márcio, inclusive em constante contato com as academias para fortalecer a AAMP.

“Nós mesmos estamos entrando em contato com as academias e seus professores e mestres, mas quem tiver interesse de somar forçar conosco pode fazer isso até mesmo indo na Secretaria Municipal de Esportes ou em contato com qualquer uma de nossas academias”, afirma.

“Nosso próximo passo é a Associação de Artes Marciais de Paranaguá que já está saindo do papel e ter uma boa relação com o município é fundamental para isso, já que Paranaguá é um celeiro de atletas por ser literalmente um povo guerreiro. Claro que vamos formar muitos campeões, mas nosso maior objetivo é formar homens e mulheres de bem”, finaliza Márcio Gigante.

Você também poderá gostar

Associação de Artes Marciais de Paranaguá (AAMP) une academias em prol do esporte e inclusão social

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Associação de Artes Marciais de Paranaguá (AAMP) une academias em prol do esporte e inclusão socialAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.