O 8.° Torneio Internacional de Xadrez do Sesc Caiobá começou no dia 22 de junho, em Matinhos, e será encerrado neste domingo, 30. O evento contou com campeonatos e disputas em categorias clássicas e rápidas, com prêmios em dinheiro. Além disso, também fizeram parte da programação palestras e workshops sobre o universo do xadrez, atraindo turistas e entusiastas do esporte ao litoral paranaense durante o inverno.
De acordo com a organização do torneio, o objetivo é congregar a comunidade enxadrística brasileira e contribuir para a melhoria do nível técnico do xadrez. A premiação do torneio ocorre às 13h30 no Sesc Caiobá.
- Governo anuncia novo edital de R$ 50 milhões para apoiar projetos esportivos
- Atleta de Guaraqueçaba é campeã brasileira de Jiu-Jitsu
Na última segunda-feira, 24, o evento teve a palestra de Jaime Sunye Neto, engenheiro e enxadrista com o título de Grande Mestre concedido em 1986. Jamie participou de oito edições das Olimpíadas de Xadrez, foi sete vezes campeão brasileiro e medalhista olímpico em 1992.
“O torneio é muito forte, com 200 jogadores, dos quais mais de 50 titulados de 11 países. Na palestra, falei sobre as Olimpíadas de Xadrez, desde sua criação em Paris, em 1924, e depois abordei a participação brasileira. O aprendizado e a prática do xadrez podem beneficiar o desenvolvimento das habilidades cognitivas, a capacidade de resolver problemas e a abstração e a memorização”, disse Sunye.
Grandes Mestres
O enxadrista explicou como é concedido o título de Grande Mestre Internacional. “Um jogador, iniciando a carreira, deve obter sua pontuação (rating). Depois buscará resultados (rating performance) para obter títulos que iniciam com Mestre Nacional, depois Mestre da Federação Internacional, depois Mestre Internacional e, por último, o maior título que é o de Grande Mestre Internacional que se consegue obtendo três resultados em três torneios internacionais de alto nível”, disse Sunye.
A programação do 8.° Torneio Internacional de Xadrez também contou com um jantar em homenagem aos Grandes Mestres na sexta-feira, 28, no Restaurante Farol das Conchas, no Hotel Sesc Caiobá. A realização é da Fecomércio Sesc Senac Paraná e do Centro de Excelência em Xadrez.