Entrevista

Padre Robson de Oliveira fala da devoção a Nossa Senhora

O sacerdote é presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno

lqes61sb 1584457481

No mês em que é celebrada a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio, padre Robson de Oliveira, Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás e presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), discorreu para a Folha do Litoral News sobre a devoção a Nossa Senhora. As novenas do Padre Robson, Filhos do Pai Eterno e Perpétuo Socorro, transmitidas pela Rede Vida de Televisão, alcançaram um grande público em todo o País, oferecendo palavras de conforto aos espectadores.

O presidente da Afipe nasceu em Trindade (GO), em 26 de abril de 1974. Foi reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, na mesma cidade, por 11 anos, de 2003 a 2014. E no dia 3 de janeiro de 2015, assumiu a função de Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás. O sacerdote é presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) desde 2004. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos, no dia 19 de dezembro de 1998.

Folha do Litoral News: Quem é Nossa Senhora na perspectiva do padre Robson?

Padre Robson: Nossa Senhora é, para mim, um exemplo de fé, humildade, silêncio, serenidade. Quando falamos de Jesus, não podemos deixar de falar da Mãe Rainha, aquela que O trouxe ao mundo, que é o marco do início dos tempos do Cristianismo, do tempo da Salvação. Então Maria, para mim, é um Ícone a ser venerado, um exemplo a ser seguido.

Folha do Litoral News: A presença de Maria se faz presente em diversas regiões do Brasil e de maneiras diferentes confortando o coração daqueles que passam por momentos difíceis. Na sua opinião, onde nasce a fé por Nossa Senhora?

Padre Robson: Eu acredito que a fé e o amor por Nossa Senhora nascem a partir do momento em que o Pai Eterno se manifesta a ela, por meio do Anjo Gabriel, no momento da anunciação de que ela seria concebida pelo Espírito Santo para ser a Mãe de Jesus, o nosso Redentor. Esse é o primeiro ponto importante já que o Pai Eterno, em Sua divina perfeição, não escolheria uma pessoa qualquer para essa missão tão nobre e importante para toda a humanidade. Portanto, o simples fato de Ele tê-la escolhido já nos remete ao respeito por essa mulher tão especial. Um segundo ponto, neste mesmo contexto, é quando a Virgem Maria, com seu ‘sim’, confia na vontade de Deus e aceita esse caminho que Ele escolheu para ela. Isso nos mostra um exemplo de coragem, obediência e, acima de tudo, de fé incondicional em Deus Pai.

Folha do Litoral News: Qual a sua análise sobre a fé das pessoas nos últimos anos?

Padre Robson: A fé é dom de Deus revelado a todos nós e a minha referência em relação à fé das pessoas é o próprio Santuário Basílica do Divino Pai Eterno aqui de Trindade (GO) que, nos últimos anos, tem recebido cada vez mais fiéis com milhares de testemunhos de graças alcançadas. Isso nos mostra as grandes maravilhas que o Pai Eterno pode fazer em nossas vidas quando depositamos Nele a nossa confiança, de forma plena e verdadeira. Porém, enquanto cristãos, nosso papel é fazer com que essa fé, esse amor e essa esperança que vivenciamos na presença do Pai Eterno não fiquem somente na igreja, mas, que alcancem o maior número de pessoas em todos os lugares onde estivermos. Ter fé e acreditar que o Pai Eterno pode tudo não é o suficiente. Como nos diz a Palavra de Deus, no livro de São Tiago (2,17): “A fé, se não tiver obras, é morta em si mesma”. Por isso, aliado a nossa fé, devemos colocar em prática os ensinamentos de Jesus. Somente assim, seremos capazes de nos convertermos verdadeiramente e de levarmos à conversão também àqueles com quem convivemos no nosso dia a dia e até mesmo aqueles que nem mesmo conhecemos.

Folha do Litoral News: Guerras não declaradas têm assolado a população brasileira. De que forma Nossa Senhora pode ser um exemplo de força para suportar esses momentos vividos por tantos brasileiros?

Padre Robson: Ao ver os noticiários, podemos perceber que o mundo está carente do amor de Deus. São muitos os casos de violência e desrespeito para com o próximo e isso nos faz pensar que as coisas estão caminhando para um rumo em que tudo estará perdido. No entanto, nós, que cremos em Deus, alimentamos a certeza e a esperança de que o Senhor nunca nos abandona. A própria presença de Nossa Senhora é um forte sinal dessa verdade para nós, já que ela é nossa Mãe Santíssima, a Rainha do Céu, e está sempre intercedendo por cada um de nós nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Assim como ela, devemos ter coragem para enfrentar os desafios que a nós são impostos, sem nunca perder a fé e a confiança em Deus Pai, pois Ele estará sempre conosco.

Folha do Litoral News: Após percorrer várias regiões do Brasil e ter acompanhado o relato de pessoas que alcançaram grandes bênçãos, qual a demonstração de fé que mais o sensibilizou?

Padre Robson: Em todas as regiões do País fui sensibilizado pela presença do Pai Eterno. Isso não tem a ver com a localização geográfica em si, mas, principalmente, com a fé simples e verdadeira de cada devoto. São as pessoas que, apesar de todo o sofrimento, creem na graça de Deus e, justamente por isso, se tornam abençoadas. Inclusive porque se apropriam dessa bênção concedida pela generosidade de Deus. A oração silenciosa, a devoção compartilhada, a evangelização assumida, acompanhadas do testemunho coerente: parecem-me as demonstrações mais bonitas da fé. Diante de uma vida cristã autêntica, não há coração que não se sensibilize.

Folha do Litoral News: Qual a mensagem, na sua opinião, mais importante que Maria nos deixou e a mais necessária para os dias de hoje?

Padre Robson: Para mim, a mensagem mais importante e forte que Maria nos deixa é aquela da passagem bíblica que fala sobre as bodas em Caná da Galileia, no Evangelho de João (2,5), quando ela percebe que o vinho da festa havia acabado e diz aos serventes: “Fazei o que Ele vos disser!”. Essa mensagem é muito atual para todos nós. Maria é aquela que nos ensina o caminho que leva ao seu filho, Jesus, e não há outra maneira, a não ser a de crer plenamente naquilo que Deus tem designado para nossa vida e fazer segundo a Sua vontade.

Folha do Litoral News: Gostaria que o senhor deixasse uma mensagem aos fiéis que, mais uma vez, estarão presentes nesta edição da Festa de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá.

Padre Robson: Eu peço à Virgem Maria que esteja sempre presente na vida de cada um de vocês, guiando-os, protegendo-os e ensinando-os a trilhar os rumos que nos levam ao Senhor. Confiem na poderosa intercessão de Maria, entreguem a ela as suas angústias, aflições, dificuldades, os seus pedidos e também as suas alegrias e conquistas. E que ela, com sua doçura e carinho de Mãe, os ajude a alcançar o coração amoroso e misericordioso do Divino Pai Eterno.

Você também poderá gostar

Padre Robson de Oliveira fala da devoção a Nossa Senhora

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.