Na tarde da quinta-feira, 31, a secretária municipal de Educação de Guaratuba, Fernanda Monteiro, concedeu entrevista à Folha do Litoral News, e confirmou a sua candidatura à Prefeitura de Guaratuba nas eleições municipais de 2024. A gestora, que é advogada de formação, conta com 25 anos de atuação na carreira pública, iniciando no Legislativo e Judiciário e 16 anos atuando na prefeitura. Ela fez um balanço dos avanços frente à pasta municipal de Educação desde 2021, quando assumiu uma das áreas mais importantes na gestão pública em plena pandemia, destacando o início do ano letivo de 2024, os avanços educacionais obtidos na infraestrutura, no enfrentamento à vulnerabilidade social, tecnologia e formação, frisando também as conquistas históricas da gestão do prefeito Roberto Justus.
Fernanda Monteiro ressaltou a atuação da sua pasta e do município no apoio às famílias afetadas pelas chuvas e alagamentos em Guaratuba em janeiro de 2024, ressaltando que a atuação foi contínua na infraestrutura das escolas para garantir o início das aulas neste ano. “Felizmente o nosso retorno continua mantido para 7 de fevereiro (quarta-feira). Nós tivemos danos estruturais, de cobertura, obviamente as calhas não conseguem vencer a força da chuva, tivemos um acumulado de 300 mm que é o dobro da maior catástrofe desta natura que nós tínhamos tido em 2019, mas felizmente nós temos um comitê de Defesa Civil permanente, então já no momento em que iniciou o evento, as autoridades, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e Secretaria de Segurança já se uniram para que a gente conseguisse fazer este monitoramento do patrimônio público, das encostas e dos rios, e prontamente os atendimentos começaram”, explica.
“Para se ter uma ideia, aqui na cidade foram 1,5 mil atendimentos neste período, sendo 267 famílias assistidas com o kit limpeza e ajuda humanitária. Na terça-feira, 31, o nosso governador Ratinho Júnior chancelou o estado de calamidade através de decreto, na quarta-feira, 1.º, nós tivemos liberado um dos nossos primeiros protocolos de ajuda humanitária, então nós só temos a agradecer não só a parceria dos nossos servidores públicos, mas também do IAT e do Governo do Estado que nos permitiram atravessar esse grande desastre da melhor forma possível”, ressalta a secretária.
Inclusão
Segundo a gestora, 2024 e o período atual possui o maior desafio na área de educação municipal e nacional de garantir a inclusão. “A educação especial merece cada vez mais atenção, investimento e seriedade. Temos a alegria de vir com passos muito consistentes nesse sentido, a partir da aquisição do nosso CMAE, que é um centro de avaliação e diagnóstico com uma equipe multidisciplinar completa onde você consegue atender o aluno com terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, tudo dentro de uma mesma estrutura, para que a gente possa sempre adiantar o máximo possível, tendo diagnóstico precoce dessas crianças, uma orientação específica das famílias. Quando falamos em inclusão muitas vezes podemos ficar com o olhar voltado somente ao aluno, mas essa é uma questão familiar e social. Temos investido também recursos pedagógicos que auxiliam os outros alunos a entender questões, as diferenças entre cada aluno e as necessidades especiais para que possamos ter o ambiente escolar mais saudável possível”, detalha.
Ações realizadas e crescimento do município
“Dentro da pasta da Educação, acredito que temos enfrentado em Guaratuba, ainda mais com o advento da ponte, que veremos isso com uma realidade, um vinda populacional muito grande e com isso o crescimento das necessidades dos serviços seja na área de educação, saúde, infraestrutura, então hoje o planejamento da prefeitura já está se voltando para essa realidade. Nós temos uma necessidade de ampliação de vagas que já desde o momento em que eu assumi a gestão da Secretaria de Educação a gente vem vendo este crescimento dos nossos alunos, ainda mais quando se fala em litoral e não questão da sazonalidade, sabemos que no final de ano, a partir de outubro, muitas pessoas migram para cá em busca de trabalho e isso gera um inchaço natural na rede”, explica Monteiro.
A gestora ressalta que o grande desafio do planejamento em 2024 é o crescimento das vagas na rede municipal de ensino. “Nesses três anos de gestão eu tenho orgulho em dizer que a gente já entregou o Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Samantha Oliveira Pinto Nassif, a unidade do CMAE, agora, no próximo mês, finalizamos a nova creche das Caieiras que era um sonho para essa comunidade e todos nós, estamos também com a obra do Mirim em andamento que será a maior escola municipal da nossa cidade. Estamos dando passos firmes para que a gente demonstre planejamento e execução, pois é isso que acreditamos que o cidadão está esperando. Muito mais do que fala, acho que a gestão vem marcada por ações”, complementa.
Vulnerabilidade social
“Quando eu entrei na Secretaria de Educação estava no auge da pandemia, o que já era por si só um desafio, e eu acho que neste momento se redescobriu muito esse papel social da escola. Vimos o quão importante é o olhar do professor para detecção dessas situações de vulnerabilidade, que a gente vá nesse foco e atue da melhor forma possível. Temos uma escuta muito atenta dos nossos profissionais, uma ajuda e parceria com a nossa Secretaria Municipal de Bem Estar Social, atividades que a gente vem oferecendo junto à Secretaria Municipal de Cultura, um contraturno com música, teatro, capoeira, enfim, temos investido nesta ocupação do tempo dessas crianças com algo saudável”, ressalta Fernanda.
A secretária explica que quando se fala em vulnerabilidade se aborda também o reforço da segurança alimentar. “Estamos em um Estado que está em primeiro lugar na educação e que não é à toa, pois sabemos que a alimentação impacta diretamente no desenvolvimento das nossas crianças. Fica também o meu agradecimento à nossa equipe de merendeiras, porque elas fazem um trabalho incrível e hoje quando falamos não só para o grupo, mas respeitando também os alunos com questões individuais, quando falamos do autista se aborda a seletividade alimentar, abordamos também programas da agricultura familiar, então hoje a alimentação dentro da escola possui várias vertentes, você prestigia a família que produz, trazendo o orgânico para dentro da escola, oferecendo alimento de qualidade, algo que impacta na vida das crianças. Quando a gente fala da vulnerabilidade X segurança alimentar, com certeza para todos nós profissionais da educação, um dos maiores impactos foi receber as crianças na volta da pandemia e muitas delas falarem que o que mais sentiam falta na escola era da merenda. Essa é uma realidade que impacta, pois muitas vezes estamos dentro do conforto do nosso lar e não consegue imaginar o que isso representa para as famílias”, destaca.
“Além disso, sabemos do peso nesta época do ano do material escolar e uniforme, então é importante frisar que as nossas crianças recebem isso gratuitamente. Tivemos uma reforma no nosso material escolar e uniforme e esse ano a gente vai ter moletom, além do casaco habitual que as crianças recebem e mais ainda o kit chuva, que estávamos falando sobre isso, pois sabemos das condições climáticas do nosso município, onde elas receberão galochas e capas de chuva. Hoje temos dois modelos de mochilas, um para as crianças menores com o estilo carrinho, respeitando a questão da saúde e a coluna que está em formação nessa idade. Então, eu sempre digo, que atrás daquelas profissionais da educação, existem prioritariamente mães, então esse olhar está presente na nossa gestão”, salienta.
Tecnologia e uso na educação
A secretária salientou que toda a equipe da sua gestão é entusiasta do uso da tecnologia, algo que impacta no desenvolvimento dos alunos. “A nossa geração ainda está se adaptando com isso, os alunos já vieram na velocidade do dedo, do clique. Estamos se adaptando a esse novo mundo, oferecendo as telas interativas em todas as nossas unidades, inclusive na área rural. Temos também as impressoras 3D, fomos contemplados pelo Governo do Estado com os óculos OrCam para as nossas crianças com deficiência visual. Entendemos que hoje a inovação é algo que veio para ficar dentro do sistema educacional, então continuamos ampliando esse horizonte para que possamos conseguir equilibrar este aspecto pedagógico, mas também tornar-se interessante para o aluno que vivencia isso a todo momento. O que a gente vê são nossas crianças com o celular na mão bebês ainda, então é óbvio que teremos que incorporar a questão das telas de forma saudável dentro da escola, que é o que estamos fazendo”, detalha.
“Acredito que Guaratuba evoluirá ainda mais nesse quesito. Tivemos uma parceria muito grande com os professores, pois há necessidade de adaptação. É muito diferente estar dentro de um ambiente de sala de aula, dando aula privativamente aos alunos, e outro momento é quando eles foram desafiados a virem ao outro lado da tela e gravar vídeos, fazendo materiais dentro do formato digital. Não me canso de dizer que o sucesso e a incorporação desses elementos só é possível se o profissional de Educação se comprometer a aceitar junto conosco esse desafio”, afirma Fernanda Monteiro.
Avanços históricos conquistados pela gestão municipal
A gestora municipal destacou a importância de integrar a equipe da Prefeitura sob a gestão do prefeito Roberto Justus e reforçou a importância das conquistas históricas obtidas pela administração. “Eu costumo dizer que se eu tivesse que destacar uma palavra para o nosso prefeito com certeza seria antes de tudo corajoso. O nosso prefeito Roberto Justus foi um visionário, tirou do armário muitos problemas que vinham há décadas no município sem solução. A gente vê uma Guaratuba com um quadro de pavimentação totalmente diferenciado do que ela tinha anteriormente, obras de infraestrutura muito grandes, hoje você passa na frente de um Centro Poliesportivo é possível ver famílias reunidas e crianças praticando esporte em um lugar que antes havia um valetão. Dentro do bairro mais populoso da nossa cidade, fazendo a diferença, nós temos eventos, a parte do turismo valorizada como tem que ser, essa é a vocação natural de Guaratuba e a gente vê hoje o nosso município recebendo 800 mil a 1 milhão de pessoas no final do Ano, então temos que nos tornar sempre atrativos”, reforça.
“Atualmente é possível ver a Praça dos Namorados totalmente revitalizada, um ambiente que traz também esse retorno da família que é o perfil de consumidor que o comércio e a cidade quer. Então vemos muitos desafios técnicos sendo ultrapassados, uma seriedade no trabalho e também um secretariado muito mais técnico, jovem e comprometido, com a mesma visão que o prefeito, algo que nos permitiu dar esses passos. Na educação eu vejo uma reforma total, conseguimos vir desde a parte estrutural interna das nossas secretarias, quando eu digo de material, de computador, de TV, eletroeletrônicos da cozinha, então você mexe na estrutura, mas mais do que tudo valoriza o servidor. Quando eu dou condições de trabalho eu demonstro o meu respeito. O maior avanço foi avaliar o técnico com o respeito e valorização das pessoas”, ressalta Monteiro.
Pré-candidata a prefeita
Fernanda Monteiro confirmou que é pré-candidata a prefeita de Guaratuba e destacou o apoio e experiência para disputar o pleito em 2024. “Com o apoio do grupo este é um momento muito importante na minha carreira profissional, fazem 25 anos que eu me dedico à carreira pública, já passei pelo Legislativo e Judiciário, e há 16 anos estou na Prefeitura de Guaratuba. Para mim foi uma honra muito grande ter essa indicação, o nosso apoio do nosso grupo, das nossas lideranças. Já tivemos uma belíssima reunião, um pontapé inicial onde temos nove partidos agregados em torno da candidatura. Conto com a felicidade de estar filiada ao partido do governador, o PSD, algo que considero muito importante, seja pela coragem de colocar o litoral no mapa do Paraná como ele merece, mas também pelo seu perfil pacificador, técnico e moderno que a gente vê e são esses passos, do prefeito Roberto Justus e do governador Ratinho Junior, que eu pretendo seguir”, ressalta.
Mensagem à população de Guaratuba
“A minha mensagem ao povo guaratubano é de agradecimento pelo carinho e confiança. Cada vez que a gente anda em nossas escolas, conversa com os pais, você recebe aquele abraço, aquele muito obrigado e a confiança no seu trabalho, esse é o maior presente que eu posso ter. Então, fica o meu agradecimento aos pais e aos profissionais que propiciaram esse caminho. Com certeza é o melhor momento da minha vida profissional, maravilhoso poder trabalhar com as crianças e saber que você está colocando a mão no futuro da nossa cidade. Eu desejo que possamos ter um ano de 2024 de grandes conquistas não só nessa área, mas em todas da nossa cidade”, finaliza a secretária de Educação, Fernanda Monteiro.