O empresário Roberto Bavaresco compartilhou sua inspiradora trajetória no programa PodCafé, da Folha do Litoral News, na quarta-feira, 4. Proprietário da rede de supermercados que leva seu sobrenome, hoje com 12 lojas em operação no litoral do Paraná e uma em Santa Catarina, Roberto contou como transformou um sonho de infância em um dos maiores empreendimentos do setor varejista da região.
A história começa muito antes da fundação da primeira mercearia em Curitiba, em 1994. Natural de Águas de Chapecó, Santa Catarina, Roberto cresceu em uma família de agricultores. Ainda criança, ao visitar um supermercado pela primeira vez, encantou-se pelo universo das prateleiras cheias e do movimento comercial. A experiência foi tão marcante que passou a brincar de “mercadinho” com folhas no quintal de casa.
Aos 11 anos, a vida o levou para Rondônia, mais precisamente para Machadinho do Oeste. Ao lado do irmão mais velho, partiu em busca de terras para plantar cacau, numa viagem de quase 3 mil km em uma velha Brasília. Sem salário fixo e vivendo de refeições fornecidas pela madeireira local, os irmãos decidiram dar um novo rumo à vida. “Montamos uma mercearia no meio da floresta amazônica, utilizando madeira descartada e muita criatividade. Era o começo prático de um sonho antigo”, contou.

A experiência em Rondônia foi intensa e desafiadora, marcada por aprendizados duros, mas fundamentais. “Foi uma fase sofrida, mas que nunca lembro como algo negativo. Muito pelo contrário: foi decisivo para o meu crescimento”, destacou Roberto Bavaresco, durante a entrevista.
Com o tempo, a família mudou-se para Curitiba, em busca de melhores condições de vida. Em 1994, já com 21 anos, Roberto decidiu trilhar seu próprio caminho. Abriu sua primeira mercearia no bairro Fazendinha, começando do zero, mas com a bagagem e a vontade acumuladas nos anos anteriores. O destino, porém, o levaria ainda mais longe. Uma oportunidade de negócio envolvendo o transporte de feijão para o litoral o apresentou à cidade de Paranaguá. “Ao visitá-la pela primeira vez, me senti imediatamente em casa. Era muito parecido com Porto Velho, região portuária, com aquele mesmo espírito de cidade que pulsa com o trabalho. Me identifiquei na hora”, disse.

Em 1998, adquiriu uma pequena mercearia na Rua Lídio dos Santos, o que marcou sua entrada definitiva no litoral. Pouco depois, em 1999, surgiu a chance de comprar um supermercado de maior porte na Avenida Roque Vernalha – o antigo “Supermercado André”. Com a ajuda de um amigo e grande incentivador, Roberto Bavaresco apostou todas as fichas e fez da inauguração um verdadeiro sucesso. “Tudo que eu sonhei aconteceu em dobro”, afirmou com orgulho.
Hoje, com 13 unidades ativas e uma equipe em constante crescimento, a rede Supermercados Bavaresco é referência em qualidade, proximidade com o cliente e gestão moderna. Mas Roberto não esconde: “o segredo está na origem humilde, no suor, e na paixão pelo varejo cultivada desde a infância”.
AGROPECUÁRIA E LEILÕES DE GADO NELORE
Além da atuação no varejo, Roberto Bavaresco também é pecuarista e atua na criação de gado Nelore de alta genética, com propriedades no Mato Grosso do Sul. Iniciou a atividade em 2003 e, a partir de 2006, passou a investir em melhoramento genético da raça. “Hoje fazemos parte da base da pirâmide de produção de carne de qualidade no Brasil. Produzimos touros melhoradores que ajudam a encurtar o tempo de engorda e melhorar a qualidade da carne”, afirmou.
Bavaresco participa e organiza leilões importantes do setor, com destaque para o “Collection Cataratas”, evento promovido em Foz do Iguaçu que este ano acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, com a presença de animais ao vivo, algo que não foi possível na edição anterior devido a restrições sanitárias.
ANIVERSÁRIO DE 26 ANOS DA REDE BAVARESCO EM PARANAGUÁ
Ainda em clima de crescimento e comemoração, a rede de supermercados Bavaresco celebra 26 anos de história em Paranaguá em 2025 com uma super promoção. O grupo sorteará uma caminhonete Ram entre os clientes. A campanha foi desenhada para dar oportunidades iguais a todos.
“Haverá sorteio de um cliente por loja da rede, totalizando 13 finalistas. Eles participarão de um evento em Palmital, onde cada um terá a chance de ligar a caminhonete e levar o prêmio. Quem não ganhar, também não sai de mãos abanando, porque vai ter prêmio surpresa para os outros participantes”, disse Roberto Bavaresco.

Para participar, basta fazer compras acima de R$100 e preencher cupons, com chances dobradas ao adquirir produtos das marcas parceiras. O primeiro sorteio será em 31 de outubro, e o sorteio final da caminhonete acontece na semana seguinte.
ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News (https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/567326526135223).