Entrevista

Diretor operacional da Paranaguá Saneamento fala sobre novos investimentos para a cidade

Ilha do Mel terá sistema completo de coleta e tratamento de esgoto

foto1 eric

“Este é um projeto que nos traz muito orgulho, porque é muito importante não só para a Ilha do Mel, mas para todo o Paraná”, disse Eric Maffazzioli, diretor operacional da Paranaguá Saneamento, sobre as obras na Ilha do Mel (Foto: Folha do Litoral News)

O diretor operacional da Paranaguá Saneamento, Eric Maffazzioli, foi o entrevistado do PodCafé da última quarta-feira, dia 28, na Folha do Litoral News. Ele falou sobre os serviços prestados pela concessionária responsável pelo abastecimento de água potável na cidade e pela coleta e tratamento de esgoto. Além disso, Maffazzioli abordou a obra do sistema de esgoto sanitário da Ilha do Mel, que passará a ter sistema completo de coleta e tratamento de esgoto.

Segundo ele, Paranaguá conta com quatro estações de tratamento de esgoto, nos bairros Costeira, Porto Seguro, Ilha dos Valadares e Jardim Figueira.  “Somadas, essas estações de tratamento com capacidade de até 400 litros de esgoto seguro e funcionam através de processos biológicos, além de processos físicos e químicos. Temos uma série de outros componentes no sistema, como as 67 estações elevatórias e mais de 500 quilômetros de redes coletoras”, explicou Eric.

A concessionária criou também um projeto chamado Esgoto Legal. “Implantamos no ano passado e tem como objetivo principal a conscientização da população da correta conexão da rede de esgoto. Fazemos uma vistoria de porta a porta, a nossa ideia é passar por todos os imóveis, tanto residenciais como prédios públicos e indústrias, explicando sobre como deve ser feita a conexão na rede e atestando se esses locais estão devidamente conectados”, disse Eric.

Ilha do Mel

A Paranaguá Saneamento iniciou as obras do sistema de esgoto sanitário da Ilha do Mel. “Este é um projeto que nos traz muito orgulho, porque é muito importante não só para a Ilha do Mel, mas para todo o Paraná e para a Paranaguá Saneamento. A Ilha do Mel, a partir da implantação desse sistema, será a primeira ilha do Brasil sem veículos à combustão com sistema de coleta e tratamento de esgoto”, explica Maffazzioli.

O investimento gira em torno de R$ 50 milhões e concentra uma série de desafios.

“Além do isolamento, temos trilhas pequenas, impossibilidade de usar maquinário pesado como utilizamos na cidade, mas é um projeto que vai trazer um benefício imenso para a população que vive ali e para os turistas. Não só para o meio ambiente, como para a saúde da população local, mas atratividade turística e impulsionamento da economia na Ilha”,

Ele ressaltou outro marco importante para a Ilha do Mel. No dia 27 de maio, última terça-feira, foi finalizada a instalação de cinco novos reservatórios na comunidade de Encantadas. “É parte dos nossos preparativos para o próximo verão, fizemos o transporte por meio de helicópteros, houve toda uma logística especial, por conta da questão da Ilha”, afirmou Eric.

Contato

A loja de atendimento da Paranaguá Saneamento funciona das 8h às 17h na Rua Vieira dos Santos, 333, no Centro Histórico. Além dos canais de atendimento que funcionam 24h (0800 4000 520 e (41) 99244-5030) e do aplicativo Digi Iguá que pode ser usado por toda a população. Sobre os funcionamento dos serviços, os usuários podem acessar o site https://www.igua.com.br/paranagua e a página do Facebook.

A entrevista a íntegra está disponível em: https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/1406724680354628.

Você também poderá gostar

Diretor operacional da Paranaguá Saneamento fala sobre novos investimentos para a cidade

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Diretor operacional da Paranaguá Saneamento fala sobre novos investimentos para a cidadeAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.