Entrevista

Alvaro Dias destaca legado no litoral, elogia obras atuais e analisa cenário político em entrevista à Folha do Litoral News

“Vou fazer a filiação ao MDB no dia 15 de dezembro, em Curitiba”, disse Alvaro Dias

Prestes a retornar ao MDB, o político reafirmou sua disposição de continuar contribuindo com a vida pública, ainda que não confirme a candidatura

Prestes a retornar ao MDB, o político reafirmou sua disposição de continuar contribuindo com a vida pública, ainda que não confirme a candidatura

Na manhã de quarta-feira, 19, em visita aos estúdios da Folha do Litoral News, em Paranaguá, o ex-governador e ex-senador Alvaro Dias participou de uma entrevista ao vivo e relembrou das obras realizadas no litoral do Paraná, fez análises sobre o momento político nacional e também trouxe projeções para as eleições de 2026. Prestes a retornar ao MDB, o político reafirmou sua disposição de continuar contribuindo com a vida pública, ainda que não confirme sua candidatura.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Recebido pelo diretor empresarial da Folha do Litoral News, Antonio Saad Gebran Sobrinho, e pela equipe do jornal, Alvaro recordou sua relação antiga com o litoral. “É sempre uma alegria estar aqui. Foram muitos anos vivenciando o verão, acompanhando os acontecimentos e executando obras importantes para a região”, afirmou.

Obras no litoral do Paraná

Alvaro Dias relembrou ações estruturantes de seu governo, encerrado há 34 anos, entre as quais destacou o Projeto Cura, parcerias com a Prefeitura de Paranaguá e, especialmente, iniciativas no Porto. “Organizamos administrativamente o Porto de Paranaguá. Foi fundamental para seu avanço”, disse.

Entre as obras de maior impacto turístico, citou a regularização fundiária da Ilha do Mel e a implantação de água e energia elétrica na região. “Hoje é um dos pontos turísticos mais relevantes do país. Um paraíso ecológico”, contou.

Ao falar sobre o que os paranaenses ainda podem esperar do político Álvaro Dias, ele foi direto: “Sinceridade, transparência e honestidade”
Ao falar sobre o que os paranaenses ainda podem esperar do político Álvaro Dias, ele foi direto: “Sinceridade, transparência e honestidade”

O ex-governador também resgatou a história da Ponte de Guaratuba, atualmente em execução pelo governador Ratinho Junior. Segundo ele, o projeto já estava pronto em seu mandato, incluindo licitação e contrato para uma parceria público-privada que, no entanto, não avançou. “Alteramos a Constituição do Estado para viabilizar a obra. A empresa construiria com recursos próprios e exploraria a ponte por 15 anos. Infelizmente não houve continuidade após o fim do meu mandato”, salienta.

Polarização e crise política

Crítico do sistema político, Álvaro Dias avaliou que o Brasil vive um “retrocesso” marcado por polarização e perda de qualidade da vida pública. “A extrema esquerda quer polarizar com a extrema direita e vice-versa. Mas existe vida inteligente entre os extremos. Essa beligerância retira oportunidades da população”, analisou.

Ele também voltou a atacar o modelo de financiamento partidário. “O fundo eleitoral bilionário transformou partidos em balcões de negócios. Muitos se tornaram propriedades particulares”, completou.

Retorno ao MDB

Ao ser questionado sobre o retorno ao MDB, ele justificou. “É uma volta para casa. O MDB foi protagonista da redemocratização. Vou me filiar sem impor candidatura. Se houver convocação da população, vamos avaliar. Caso contrário, a paz da vida privada é tentadora”, afirma.

IMG 1233 1

“Eu percorri várias siglas partidárias buscando um lugar onde eu considerasse mais adequado para minha militância. Não há como militar politicamente sem partido. Vou fazer a filiação no dia 15 de dezembro, em Curitiba, para continuar militando politicamente. Eu disse aos amigos do MDB, muitos são velhos companheiros, outros são novos: olha, vocês não terão nenhum compromisso comigo de candidatura. Não vou me filiar ao partido para ser candidato, impondo uma candidatura. Isso se resolve depois. Eu vou me filiar ao MDB pela sua história. Do ponto de vista da democracia, é o partido mais importante do Brasil”, destacou Álvaro Dias.

Eleições 2026

Para o ex-governador, a principal orientação ao eleitor é buscar “o melhor”, independentemente de idade ou partido. Ele destacou a importância da experiência para cargos executivos. Sobre o debate eleitoral, alertou para a superficialidade de temas impostos pelas redes sociais. “Candidatos ao Senado, por exemplo, muitas vezes não sabem o que é o Senado. O Senado não é lugar para começar. É o último degrau. Renovar é importante, mas com qualificação”, diz.

IMG 1234 1

Ao falar sobre o que os paranaenses ainda podem esperar do político Alvaro Dias, ele foi direto: “Sinceridade, transparência e honestidade”, destacou. Dias também relembrou os recordes de votação que obteve ao longo da carreira e afirmou que isso não o torna orgulhoso, mas grato. “Só faz sentido voltar à disputa se houver convocação popular”, afirma.

Folha do Litoral News

Ao final da entrevista, Alvaro recebeu a nova edição da revista Portos do Paraná: o Hub Logístico da América Latina, além da edição impressa do especial da Festa do Rocio 2025. Ele elogiou o trabalho realizado. “Os jornais impressos desapareceram, mas vocês resistem com coragem e competência. Meus aplausos”, parabenizou.

Entrevista na íntegra

A entrevista na íntegra pode ser conferida acessando o Facebook da Folha do Litoral News: https://www.facebook.com/folhadolitoralnews/videos/2074428476448777


Alvaro Dias destaca legado no litoral, elogia obras atuais e analisa cenário político em entrevista à Folha do Litoral NewsAvatar de Alex Vizine

Alex Vizine

Formado em Letras e respectivas Literaturas pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) em 2014 e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em 2018. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2020 como coprodutor (MEI), além de atuar com produções audiovisuais e em radiodifusão no litoral do Paraná. Associado ao Rotary Club de Paranaguá Rocio, ministro da Eucaristia e da equipe de liturgia no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.

Você também poderá gostar