É com esse pensamento, que o educador Paulo Freire, considerado o patrono da educação brasileira, define a educação como ferramenta de transformação social.
Não há como pensar em educação sem cidadania e o que elas proporcionam. Atualmente, através dos cursos em execução, o Senac Paranaguá, em meio à excelência no quadro de profissionais, oferta ensino e qualificação, mas muito além das teorias em sala de aula, também oportuniza a concretização de sonhos. E eis aqui a transformação social.
Para cada aluno que frequenta uma sala de aula e ou um laboratório nas 40 unidades do Senac Paraná, há um anseio, um ideal, um desafio, uma singular história de vida. Há 76 anos, fórmulas, teorias, técnicas e humanização formam a história da instituição no Paraná.
Superação e busca dos sonhos através do ensino
Foi no Senac Paranaguá, que duas histórias se cruzaram em meio à busca pelo pertencimento de si, pela aprendizagem e realização de sonhos esquecidos, mas não adormecidos.
Simone Cristina Hoffmann, aos 50 anos, venceu uma depressão, duas perdas familiares em menos de um ano, e superou seus traumas e fantasmas particulares ao ingressar no Senac. Do curso de farmácia ao artesanato, foi na área da beleza que ela encontrou um mundo mais belo, humano e feliz. Se antes sorrir era raro, ao concluir os cursos de maquiagem e manicure, hoje, Simone exibe “canudos” e o rosto estampado de esperança e gratidão.
“Foi a minha filha que me trouxe no Senac, me matriculou e disse que se eu ficasse em casa eu ia morrer. Tinha que estudar. Eu estava desistindo de tudo, no último do último em condições psicológicas”, relembra, emocionada, com os olhos em lágrimas.
E foi na sala de aula, no acolhimento dos professores e funcionários, nas instalações dos cursos de beleza e nos projetos integradores, que ela descobriu um mundo de oportunidades através da educação.
“O Senac para mim foi um suporte muito grande porque me apoiou em todos os sentidos: sentimental e na hora da escolha de um caminho profissional, que é na área da beleza. Eu estava em queda na vida, minha autoestima estava em baixa. Eu cheguei no Senac uma pessoa e saí outra melhor”, conta.
Perspectivas de futuro
“Depois dos cursos no Senac tudo mudou na minha vida. Eu aprendi a me dar valor e pensar que o que passou tinha que acontecer. Eles me ergueram aqui, me ajudaram a mudar e a crescer”, relata Simone, a qual trabalha como manicure e maquiadora em domicílio.
“Já estou trabalhando na área e com maquiagem. Já não preciso da ajuda financeira da minha filha e do pai dela. Hoje já posso dizer que através dos cursos no Senac e do meu trabalho eu consigo ter a minha independência financeira de novo, devagarinho”, comemora.
Sonho de abrir um empreendimento
“Eu não posso parar de estudar até me reestruturar”. É a frase que Simone carrega como lema, ao relembrar que no período de dois anos deixou o estado do Rio Grande do Sul e fixou residência em Paranaguá. Ela sequer imaginava que sua vida teria tantas mudanças.
Quem também compartilha do mesmo anseio profissional é o Thiago Pereira da Silva, de 39 anos. Atualmente, ele estuda no curso de manicure no Senac Paranaguá, após ter se formado como cabeleireiro e maquiador. Mas, nem sempre Thiago foi um homem sonhador. Diante das dificuldades da vida, ele anulou os estudos e achou que exercer a profissão que almejava era impossível.
Após anos residindo em Santa Catarina, ele veio a Paranaguá, onde ao ser matriculado no Senac, em menos de um ano já atingiu vários objetivos.
Visão de futuro de geração para geração
Silva, que é “pai do coração” de duas crianças, carrega na história muitas pedras no meio do caminho, mas hoje colhe frutos felizes de sua dedicação como estudante no Senac. “Eu fiquei muito tempo fora do convívio social, da sala de aula, de estudos, e achei que não era capaz. Por mais que as pessoas coloquem a gente para baixo, acreditem que sempre há tempo de voltar”, destaca.
Sobre os filhos, os quais ele tem como prioridade, Thiago deseja que trilhem o caminho da educação. “Eu pretendo que meus filhos fiquem com essa memória do estudo, que eu fiz parte do Senac. O meu filho mais novo fala que tem muito orgulho de mim, de me ver pegando um diploma. Eu quero dar exemplo para que eles se esforcem, tenham uma profissão e um futuro melhor”, relata sorridente, ao lembrar das crianças.
Segundo ele, as crianças conhecem o Senac e um dos meninos diz que quando for adulto quer fazer o curso de sushiman. “Eu quero oferecer as coisas boas para as crianças, elas visitam o Senac para irem se adaptando para o futuro. A educação, o ensino e a vontade de aprender mudam a vida da gente. Sem isso você se conforma com o que aparece, sem perspectiva de futuro”, completa.
A cura pelo conhecimento através do Senac Paranaguá
Colega de turma em alguns cursos junto a Thiago, Simone Hoffmann faz questão de abraçar o colega e compartilhar suas vitórias. “Aos 50 anos eu me sentia a mais velha da turma, foi bem difícil, mas não desisti. No Senac você aprende, sua cabeça vai se abrindo, começa a ter um senso crítico e a gente passa a saber das coisas”, finaliza.
Humanização profissional no Senac
Muitos dos relatos de superação contados por Simone e Thiago tiveram a participação diária pelo convívio com os profissionais da instituição.
O técnico em Relações com o Mercado do Senac Paranaguá, Jailson Gonsalves, relata a satisfação em vivenciar esses momentos.
Ele acredita, aos moldes da humanização, que “as pessoas as quais procuram o Senac para estudar estão doando aquilo que é mais valioso: o tempo. Mas não só tempo presente, elas estão no Senac buscando novas esperanças e sonhos. Por isso, vivenciar essa instituição no dia a dia é realmente uma oportunidade especial na vida”, detalha Jailson.
O gerente executivo do Senac Paranaguá, Gilberto Pereira Dias, também faz questão de ressaltar o modelo de sucesso da instituição. “Ao buscar o Senac tenham certeza de que teremos a maior alegria em acolher os alunos com a qualidade que todos merecem. Educamos para o mercado de trabalho com toda a estrutura necessária e com instrutores preparados para cada formação profissional. Nós temos uma fala que diz: aqui o aluno aprende fazendo na prática”, destaca.
E essa prática, certamente é regada de esperança. Quem garante é a experiente aluna Simone. “Tudo o que eu não fiz e não conheci em 50 anos de vida o Senac me proporcionou”, diz Simone, que já busca o próximo curso de qualificação para se inscrever.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.