conecte-se conosco

Empreendedorismo

O sucesso na era dos dados: uma conversa com Claudio Shimoyama, CEO da Datacenso

“O futuro será cada vez mais sobre utilizar dados e informações inteligentes”, destaca Shimoyama

Publicado

em

Com quase três décadas de sucesso à frente da Datacenso, que está presente em cinco países e atende mais de 100 empresas, Claudio Shimoyama é um exemplo de perseverança e visão no empreendedorismo.

Em uma entrevista exclusiva para a Folha do Litoral News, realizada na sexta-feira, 21, quando na oportunidade em que foi o palestrante na celebração de 5 anos de criação da Ampec Paranaguá, ele falou sobre o planejamento estratégico, com o tema: “Comunicação e Marketing no Mercado 5.0.

Shimoyama compartilha com os leitores a trajetória que o levou a se tornar um dos principais nomes em pesquisa de mercado e inteligência de dados no Brasil. “O início sempre tem dificuldades. Por quê? Porque é tudo novo, tudo diferente”, diz o mestre, que é professor de MBA na FGV e PUC.

Ele relata que sua entrada no mercado foi motivada por uma oportunidade única oferecida por uma grande empresa, a Philip Morris. “Eu vi uma grande oportunidade e um sacrifício, porque eu paguei para fazer o trabalho. Esse pagar é o investimento da empresa, eu não pagava o meu operacional. Mas ali foi um começo para eu aprender”, relembra.

Shimoyama enfatiza a importância do aprendizado contínuo e da preparação. “Estudar não é só vender, é entender aspectos financeiros, contábeis, e a necessidade de ter pessoas preparadas com a sua missão e propósito. Cada ano traz novos aprendizados, e só quem erra faz”.

Para aqueles que desejam empreender, Shimoyama oferece conselhos valiosos. Ele destaca que muitos negócios falham por não conhecerem seu público-alvo. “Você precisa entender quem é o teu público para depois montar o teu negócio. Segmentar o público é crucial: saber se é pessoa jurídica ou física, e dentro disso, se é homem, mulher, jovem”, enfatiza.

Ele reforça a importância da interação e da criação de valor para o cliente. “Interagir é conversar, usar a comunicação. Crie valor com o teu cliente, valor não é preço, é um conjunto de benefícios. O preço é a percepção de valor”, alerta o CEO.

O futuro do empreendedorismo

Refletindo sobre o passado e o futuro, Shimoyama observa que a evolução da tecnologia, especialmente a inteligência artificial, tem transformado o mercado. “O futuro será cada vez mais sobre utilizar dados e informações inteligentes. Hoje temos analistas de dados e cientistas de dados, profissões que não existiam antes. O desafio é diminuir o risco e aumentar a certeza usando informações inteligentes”, externa Shimoyama.

Questionado sobre quem é Claudio Shimoyama, ele de pronto respondeu que Claudio Shimoyama é filho de japoneses, nascido em Registro e formado em engenharia eletrônica e economia. Especializou-se em engenharia econômica e marketing, tornando-se um estudioso constante. “A verdade é provisória, nosso conhecimento precisa ser atualizado diariamente”.  Além de CEO da Datacenso, é professor de MBA na FGV e PUC, autor de livros e artigos, e palestrante internacional.

Ao longo dos 29 anos da Datacenso, Shimoyama se dedicou a transformar dados em informações inteligentes que auxiliam empresas a serem mais eficientes e eficazes. “Nosso propósito é oferecer informações inteligentes para um mundo melhor, onde gestores possam usar esse conhecimento para melhorar sua relação com o mercado”, comenta o CEO. 

A trajetória de Claudio Shimoyama é uma inspiração para empreendedores. Sua história de sacrifício, aprendizado contínuo e adaptação às novas tecnologias demonstra que o sucesso é construído com base em conhecimento, preparo e uma visão clara do mercado e do cliente.

Para aqueles interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Shimoyama e da Datacenso, ele recomenda visitar seu site e blog, onde estão disponíveis artigos, serviços de pesquisa, inteligência de mercado e estratégias de marca, no e-mail: [email protected], através das redes sociais Claudio Shimoyama (contato: (41) 99630-0339.  

Em alta