conecte-se conosco

Eleições 2024

Prazo para download do e-Título termina no sábado, 5 de outubro

Após essa data, a emissão será suspensa temporariamente para evitar sobrecarga e instabilidades no sistema

Publicado

em

Após essa data, a emissão será suspensa temporariamente para evitar sobrecarga e instabilidades no sistema - Foto: Antonio Augusto/Ascom TSE

Com as eleições municipais se aproximando, a Justiça Eleitoral, através da 5.ª Zona Eleitoral, faz um alerta importante aos eleitores, o prazo para realizar o download do aplicativo e-Título se encerra neste sábado, 5 de outubro, véspera da eleição.

Após essa data, a emissão será suspensa temporariamente para evitar sobrecarga e instabilidades no sistema, voltando ao normal somente no dia 7 de outubro, um dia após a votação.

O analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), atualmente trabalhando na 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Marcos Daniel Nicola orienta que, para aqueles que já possuem o aplicativo instalado em seus dispositivos, é fundamental realizar a atualização do app, garantindo o pleno funcionamento de suas funções. “Somente as versões atualizadas, com a foto do eleitor, são válidas como documento de identificação no dia da eleição. Caso o aplicativo não esteja com a imagem, será necessário apresentar outro documento oficial com foto na hora da votação, como a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, passaporte, carteiras profissionais estabelecidas por leis como a da OAB, conselhos federais, dentre outros”, explica Nicola.

Disponível de forma gratuita nas plataformas Google Play (para Android) e App Store (para iPhone), o e-Título é fácil de ser baixado. Ao acessar a loja de aplicativos, o eleitor deve seguir as instruções e preencher as informações solicitadas, além de responder a algumas perguntas de segurança para validar o acesso. “O processo é rápido e simplifica o acesso aos dados eleitorais, evitando filas e consultas de última hora no dia da votação”, alerta Nicola.

Lançado em 2017, o e-Título tem se consolidado como uma ferramenta essencial para os eleitores. Ele substitui o título de eleitor impresso, permitindo que o cidadão tenha um documento digital válido para a votação.

Além disso, o aplicativo oferece uma série de funcionalidades que facilitam o exercício do direito ao voto, como a consulta da zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral e outros serviços.

Para quem ainda não baixou o aplicativo, o prazo é até este sábado, 5 de outubro, e a Justiça Eleitoral reforça a importância de fazer o download antecipadamente para evitar possíveis contratempos na reta final do processo eleitoral.

Em alta