conecte-se conosco

Eleições 2022

Quarta-feira é o último dia para tirar ou regularizar o título de eleitor

Processo pode ser feito on-line ou no Fórum Eleitoral de Paranaguá

Publicado

em

Na quarta-feira, 4, termina oficialmente o prazo para que os cidadãos brasileiros realizem a emissão ou regularização do título de eleitor em todo o País, segundo a Justiça Eleitoral. O cadastro de eleitores no Brasil se encerra 150 dias antes da votação do primeiro turno, reabrindo novamente em novembro, após encerramento do pleito eleitoral de 2022. O Fórum Eleitoral da 5.ª Zona Eleitoral (5.ª ZE) de Paranaguá do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estará aberto na data em questão das 9h às 18h. 

“Meu caro eleitor, você que fez o seu título pela Internet não vá ao cartório para tirar o seu título físico. Você pode, na comodidade do seu lar, imprimir em casa, desde que você utilize sua impressora. Não é conveniente, não é salutar, em tempos de pandemia, que você vá ao cartório. Utilize a impressora que você terá o seu título eleitoral”, afirma o presidente do TRE-PR, Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na segunda-feira, 2, mais de 431 mil atendimentos foram realizados em todo o País. “Em Curitiba, foram 1.927 atendimentos, 1.201 de forma presencial e 726 pela internet. Em março, 75% dos atendimentos realizados pela Central do Eleitor de Curitiba aconteceram on-line”, informa o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). 

Comodidade da internet

Segundo a Justiça Eleitoral, até a quarta-feira, 4, o eleitor pode tirar seu primeiro título ou regularizar sua situação sem sair de casa. “Tudo pode ser feito pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados, regularização de título cancelado e pagamento de multa”, detalha. O link para realizar esses serviços é o https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/ .

“Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa. Acesse a via digital do documento eleitoral no app e-Título (Google Play ou App Store) ou imprima em casa, em qualquer tipo de papel”, detalha a assessoria do TSE.

Quitar multas

Segundo a Justiça Eleitoral, para regularizar o seu título eleitoral, o cidadão pode consultar sua situação na própria página do Autoadentimento. “Basta clicar em ‘Atendimento ao Eleitor’ e, na lista que aparecer, escolher a opção ‘Consulte a Situação do Título Eleitoral’. Surgirá uma pequena tela, solicitando dados. Após preencher, é só clicar em Entrar”, informa. 

No caso de estar irregular, o eleitor pode ir até a página Quitação de Multas, rolando a tela até o final e fazendo o preenchimento da parte denominada de “Consulta de débitos do eleitor”, clicando em “Consultar”.  “Serão exibidos os débitos. Veja se prefere emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deve ser quitada no Banco do Brasil, ou se quer seguir pela opção ‘Pagar’. Ao escolher essa opção, a pessoa será direcionada para a página do PagTesouro e poderá optar pelo pagamento por Pix ou cartão de crédito. Quem optar pelo pagamento com cartão de crédito será redirecionado para o Mercado Pago ou PicPay. Ao optar pelo Pix, será gerado um QR Code ou um código, que pode ser usado para quitar o débito”, completa a assessoria.

Após o pagamento ,que não exige comprovante, pode ser feita a regularização da situação eleitoral, voltando à página do Autoatendimento e clicando em “Regularize seu título eleitoral cancelado ou suspenso”, cumprindo todos os passos exigidos. O TSE criou um vídeo explicando todo o processo no link: https://www.youtube.com/shorts/Trkk1P12ez4 .

Como acompanho o meu pedido? 

De acordo com a assessoria, o TSE tem o prazo até 1.º de junho para analisar todos os pedidos do primeiro título de eleitor, alteração de dados e regularização da situação eleitoral. “Até lá, o cartório eleitoral pode entrar em contato para solicitar documentos complementares ou informações adicionais. Você também pode acompanhar a sua solicitação pela internet, na guia ‘Acompanhar Requerimento’, informando o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento”, finaliza a assessoria.

Além do Autoatendimento do Eleitor, o TSE disponibiliza o Disque-eleitor no telefone 0800-640-8400 (ligação gratuita).

Com informações do TSE/TRE-PR