O primeiro levantamento para o 2.º turno do Instituto Paraná Pesquisas aponta que, para o cargo de presidente, o candidato Lula (PT) está na frente, com 51,9% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 48,1% dos votos.
De acordo com a pesquisa, os candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-08438/2022 para o cargo de Presidente.
No que diz respeito aos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula aparece com 47,6% contra 44,1% de Bolsonaro. Brancos, nulos e os que não votam em ninguém representam 4,8%, enquanto 3,6% dizem que não sabem em quem votar ou não responderam.
Sobre a pesquisa
Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2020 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda domiciliar mensal e posição geográfica. O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais, com eleitores com 16 anos ou mais, em 26 Estados e Distrito Federal e em 162 municípios brasileiros entre os dias 8 e 12 de outubro de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, no mínimo, 20% das entrevistas.
Tal amostra representativa do eleitorado brasileiro atinge um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais. Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 866 entrevistas, 4,3 pontos percentuais para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 544 entrevistas, 5,7 pontos percentuais para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 311 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 299 entrevistas.
A amostra é representativa do eleitorado da área pesquisada e foi selecionada em três etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção.
Na segunda etapa, fez-se um sorteio probabilístico das localidades, onde as entrevistas foram realizadas, através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando a população eleitora com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção.
Na terceira etapa, a seleção do entrevistado dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. A fonte de dados utilizada foi o Censo 2010 do IBGE e TSE – Setembro 2022.
Com informações divulgadas pela Paraná Pesquisas