Na quarta-feira, 9, o Paraná Pesquisas, instituto especialista em opinião pública, divulgou a Pesquisa Nacional com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BR-06682/2022 abordando a situação eleitoral para o Executivo Federal em 2022 e Avaliação da Administração Federal. Os dados são de março de 2022. A metodologia segue a Resolução n.º 23.600/2019. A pesquisa demonstra a intenção de voto de brasileiros em todos os estados entre os atuais candidatos para presidente da República, bem como a aprovação do presidente Jair Messias Bolsonaro.
Segundo o Paraná Pesquisas, a pesquisa abrange o eleitorado de todo o território brasileiro, com amostra de 2020 eleitores, por meio de entrevistas pessoais , face a face, com cidadãos dos 26 estados e do Distrito Federal (DF). O processo foi feito entre 3 a 8 de março de 2022, contando com uma margem estimada de erro de cerca de 2,2% para os resultados gerais. Mais informações podem ser acessadas na pesquisa na íntegra que consta no final da matéria.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que é perguntado livremente, sem direcionamento dos candidatos, foi perguntado ao eleitor: Se as eleições para presidente do Brasil fossem hoje, quem o (a) Sr.(a) votaria? Entre os candidatos citados, na primeira colocação consta Lula, com 25,8%, seguido de Bolsonaro (21,5%), Sergio Moro (2,3%), Ciro Gomes (1,9%), João Doria (0,4%), André Janones (0,1%), bem como outros nomes citados em 0,3% dos entrevistados.
Não sabem ou não responderam 37,9% dos entrevistados. 9,8% respondeu que não votará em ninguém para presidente.
Estimuladas
Três pesquisas estimuladas foram feitas perguntando aos eleitores: Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os(as) candidatos(as) fossem esses(as), em quem o(a) Sr(a) votaria? No cenário 1, o percentual de 38,9% dos entrevistados responderam que votarão em Lula nas eleições e 30,9% em Jair Bolsonaro, seguido de 7,4% em Sergio Moro, 6,8% em Ciro Gomes, 2,2% em João Doria, 1,3% em Eduardo Leite, 0,7% em André Janones, 0,4% em Simone Tebet e 0,1% em Alessandro Vieira. 7,8% afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum. 3,5% não sabem ou não responderam.
Em outro cenário da pesquisa estimulada, onde consta o candidato Rodrigo Pacheco, a corrida eleitoral conta com a ordem de preferência entre os eleitores entre Lula (39,0%), Jair Bolsonaro (31,1%), Sergio Moro (7,5%), Ciro Gomes (6,9%), João Doria (2,2%), Rodrigo Pacheco (0,8%), André Janones (0,7%), Simonete Tebet (0,4%) e Alessandro Vieira (0,1%). 3,5% dos entrevistados não sabem ou não responderam e 7,8% afirmaram que votarão nulo, branco ou em nenhum candidato.
Em mais um cenário, com os cinco candidatos com mais intenção de voto, 39,5% manifestaram intenção de voto em Lula, 31,4% em Jair Bolsonaro, 7,8% em Sergio Moro, 7,2% em Ciro Gomes e 2,3% em João Doria. Ao todo, 8,4% manifestaram, neste cenário, que votarão nulo, branco ou em ninguém e 3,5% não responderam ou não sabem.
Segundo turno
Outro item presente na pesquisa eleitoral estimulada abrange a pergunta: Em um eventual segundo turno para Presidente do Brasil entre Lula e Jair Bolsonaro, em quem o(a) Sr(a) votaria? Segundo o Paraná Pesquisas, 46,0% manifestaram intenção de voto em Lula e 37,3% em Jair Bolsonaro. 13,2% votariam branco, nulo ou em ninguém e 3,5% não responderam ou não sabem.
Respondendo a mesma pesquisa sobre intenção de voto estimulada no segundo turno, outro cenário aponta que 45,0% dos eleitores manifestaram intenção de voto em Lula e 28,1% em Sergio Moro. 22,9% votariam nulo, branco ou em ninguém e 4,0% não responderam ou não sabem.
Em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Moro, segundo a pesquisa estimulada em outro cenário, 37,7% dos entrevistados manifestaram intenção de voto em Jair Bolsonaro e 29,2% em Sergio Moro. 29,0% votariam nulo, branco ou em ninguém e 4,1% não sabem ou não responderam.
Avaliação do presidente Bolsonaro
Outro foco da pesquisa eleitoral do Paraná Pesquisas n.º BR-06682/2022 foram duas perguntas feitas aos entrevistados: A administração do Presidente Jair Bolsonaro está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima? De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Jair Bolsonaro, até o momento?
Com relação à primeira pergunta, 12,4% dos entrevistados classificam a administração do presidente como ótima, 15,7% como boa, 23,7% como regular, 9,2% como ruim, 37,8% como péssima e 1,3% não sabem ou não opinaram. No que tange à segunda pergunta, 56,0% desaprovam a administração, 39,3% aprovam e 4,7% não sabem ou não opinaram.
Foi realizada também a pesquisa denominada como estimulada, onde foi feita ao eleitor a seguinte pergunta: “De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Jair Bolsonaro, até o momento?”. Neste cenário, 56,0% desaprova a administração de Bolsonaro, 39,3% aprova e 4,7% não sabe ou não opinou.
A pesquisa na íntegra pode ser acessada abaixo:
A pesquisa foi registrada no TSE e pode ser conferida em https://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas .
Fotos:
Lula – Foto: Ricardo Stuckert/Site PT
Bolsonaro – Foto: Marcos Corrêa/PR/Fotos Públicas
Moro – Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça