Na noite de quinta-feira, 16, a Band Paraná realizou o primeiro debate dos candidatos ao Governo do Estado nas eleições 2018. De acordo com a emissora, foram considerados aptos ao debate os candidatos de coligações com pelo menos cinco parlamentares no Congresso Nacional, algo determinado pela legislação eleitoral.
[videoyoutube]YPcP46_–24[/videoyoutube]
Do total dos dez candidatos, seis se enquadraram neste parâmetro e participaram: o deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), a atual governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP), o deputado federal João Arruda (MDB), bem como os candidatos Dr. Rosinha (PT), Professor Piva (PSOL) e Ogier Buchi (PSL).
Os três principais candidatos em intenções de votos, segundo pesquisa eleitoral feita pelo Instituto IRG, de Curitiba, Ratinho Júnior, Cida Borghetti e João Arruda, abordaram temas sobre políticas públicas para o litoral e sobre o Porto de Paranaguá.
RATINHO JUNIOR
Ratinho Jr diz que o litoral será um dos focos de sua gestão
O deputado estadual Ratinho Júnior afirmou que o debate foi franco e uma oportunidade de apresentar suas propostas para a população paranaense. “Ficou claro para o eleitor a característica de cada candidato, de quem veio para atacar e quem veio para apresentar proposta, eu vim para fazer proposta”, afirma. Segundo ele, o litoral será um dos focos de sua gestão. “O nosso litoral precisa de muita atenção, tem uma capacidade maravilhosa de desenvolvimento turístico. Queremos facilitar as licenças para construção e investimento em hotéis e ambiente turístico, procurando também modernizar sempre o Porto de Paranaguá, que ajuda no desenvolvimento do Paraná. Queremos fazer o Porto ser mais amigo da cidade de Paranaguá, pois, na atualidade, ele participa pouco do desenvolvimento do município e pode ajudar o litoral todo”, complementa.
CIDA BORGHETTI
Cida Borghetti, atual governadora do Paraná, destaca que o Porto de Paranaguá é um dos mais eficientes do Brasil
A governadora Cida Borghetti afirmou que em sua gestão focará políticas públicas para o litoral, destacando que o seu candidato a vice-governador, Coronel Malucelli, é de Morretes, algo que demonstra sua preocupação em se alinhar às necessidades da região. “O Porto de Paranaguá é um dos portos mais eficientes do Brasil, onde a nossa safra de grãos embarca e é exportada para outros países. Queremos fazer com que toda a infraestrutura e logística do Paraná possam atender às demandas do setor produtivo, investindo na tecnologia da inovação”, complementa. “O formato do debate foi tranquilo. Não tivemos pautas pré-determinadas, com segurança e tranquilidade pudemos conversar com a população do Paraná e discutir entre os candidatos opiniões e pensar o Estado para as próximas gerações”, acrescenta.
JOÃO ARRUDA
João Arruda: “parnanguara à frente do Porto é essencial para que a gente possa fazer este trabalho”
O deputado federal João Arruda afirmou em vários trechos do debate ser a opção consolidada de voto para oposição à gestão do ex-governador Beto Richa (PSDB), que, segundo ele, trouxe prejuízos para a sociedade paranaense. Arruda destacou em entrevista coletiva, durante o debate, a possibilidade de um parnanguara estar à frente do comando do Porto de Paranaguá em sua gestão. “Precisamos de investimentos e a sensibilidade de um parnanguara à frente do Porto é essencial para que a gente possa fazer este trabalho. Queremos fazer com que o Porto invista em sua cidade-sede e região sede, coisa que aconteceu no passado e parou nos últimos anos”, afirma. “Sempre me coloquei à disposição para ser um candidato com firmeza”, complementa, afirmando que sua gestão terá foco também na região litorânea.
Dr. Rosinha, Professor Piva e Ogier avaliam debate
Dr. Rosinha explica que tem um planejamento para todas as regiões do Estado
Dr. Rosinha, candidato do PT, em coletiva com a imprensa estadual citou a conjuntura política e social complicada no cenário nacional, frisando a necessidade de foco em investimentos para redução da desigualdade social, algo que, segundo ele, ocorreu nos 13 anos de gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobre programas para o litoral, o candidato afirmou que tem um planejamento para todas as regiões do Estado, com foco para temas específicos litorâneos. “Estamos na fase terminal do programa de governo, que está demorando porque leva em consideração a demanda de todas as regiões”, afirma.
PIVA
Professor Piva: “única candidatura que pode fazer algo positivo e diferente para o trabalhador da região do litoral é a do PSOL”
Professor Piva, do PSOL, fez questão de, em entrevista, frisar a luta de sua sigla junto aos movimentos sociais do Paraná, afirmando que há uma necessidade do Estado eleger um governador que não seja de famílias paranaenses que estão no comando da política desde o século XIX, segundo ele. “Me preparei ouvindo as pessoas, os segmentos sociais, enfim, procurando coletar subsídios junto às pessoas do povo, que vivem a luta do dia a dia, dos movimentos organizados”, afirma Piva. Sobre as políticas públicas para o litoral, ele destaca que a única candidatura que pode fazer algo positivo e diferente para o trabalhador da região é a do PSOL. “Os outros não vão fazer, pois estão no poder desde o século XIX e não fizeram”, finaliza.
OGIER BUCHI
Ogier Bucchi: “Espero ter tido um desempenho adequado com os companheiros de debate”
Pouco tempo antes do debate, o departamento jurídico da Band Paraná aceitou uma certidão da Justiça Eleitoral confirmando a candidatura de Ogier Buchi ao Governo do Estado, visto que, até então, ele estaria de fora da transmissão devido a pedido da Executiva Nacional. Frisando estar alinhado a sua sigla e à candidatura à presidência do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), Buchi afirmou ser uma opção de direita que defende um Estado eficiente e mínimo. “Cheguei aqui em estado emocional complicado por não saber se iria participar”, explica. “Espero ter tido um desempenho adequado com os companheiros de debate, procurando destacar minha posição ideológica”, acrescenta. “Manterei a minha candidatura enquanto a Justiça determinar que ela está apta”, finaliza.