O Fórum Eleitoral de Paranaguá encerrou o prazo para solicitar a 2.ª via do título na quinta-feira, 27. Agora, os eleitores que perderam o documento devem procurar meios alternativos para assegurar o direito ao voto no dia 7 de outubro. Um deles é o e-Título, um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que tem a mesma validade do documento em papel.
O chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral do município, Sérgio Paulo Kawka, contou que a procura pela 2.ª via do título foi baixa nessa semana, em torno de 40 atendimentos diários. “Acho que muita gente acabou aderindo ao e-Título. No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também é possível consultar o local de votação”, afirmou Sérgio.
O TSE explica que quando o eleitor preencher os dados pessoais no aplicativo, é importante preencher tudo exatamente como eles estão registrados no cadastro eleitoral. Se houver preenchimento de alguma informação em discordância com aquela lançada no documento original, o sistema não validará o cadastro.
Eleitores serão identificados pelas digitais nas seções
O e-Título substitui o documento na hora de votar. No entanto, o aparelho celular só poderá ser utilizado para identificação, não podendo ser levado para a cabine de votação. “O celular será um meio para o eleitor entrar na seção, mas na cabine de votação é proibido, assim como câmeras etc. Os mesários estão orientados a manter o celular, se o eleitor se recusar, eles entrarão em contato com o Cartório Eleitoral. A juíza eleitoral passará pelos locais de votação no dia das eleições, acompanhada da Polícia Militar”, disse Sérgio.
TÍTULOS CANCELADOS
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter 3,3 milhões de títulos cancelados. Os documentos foram anulados pelo não comparecimento dos cidadãos ao recadastramento biométrico, que se tornou obrigatório para cerca de metade do eleitorado brasileiro neste ano.
A biometria visa a aumentar a segurança contra fraudes, desta forma, o eleitor será identificado pela sua digital ao comparecer no dia 7 de outubro, e não apenas pelo documento com foto.
O Paraná é um dos Estados com maior número de títulos cancelados. Ao todo, 257.941 cidadãos não poderão comparecer às urnas.
Quem está nesta situação deve procurar o Fórum Eleitoral a partir do dia 5 de novembro para regularizar a situação.