De acordo com 5.ª Zona Eleitoral do TRE-PR, medidas foram feitas após determinação do TSE de extinguir 158.ª zona eleitoral do município
As eleições de 2018 em Paranaguá terão alterações nos locais de votação em Paranaguá. Segundo Sérgio Paulo Kawka, Chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral, 22 pontos de votação em escolas municipais, estaduais e rurais necessitaram ser alterados após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2017 que extinguiu oficialmente a 158.ª Zona Eleitoral (ZE) de Paranaguá. Apesar da medida, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da 5.ª ZE de Paranaguá, está à disposição dos cidadãos no Fórum Eleitoral e atuará no dia 7 de outubro, data das eleições, bem como de forma on-line pelo aplicativo e-Título disponibilizado em todo o Brasil pela Justiça Eleitoral.
Segundo Kawka, houve alterações nos locais de votação dos colégios estaduais Bento Munhoz da Rocha Neto, Porto Seguro, Carmen Costa Adriano, Maria de Loures Rodrigues Morozowski e Zilah dos Santos Batista, bem como nas escolas municipais Arminda de Souza Pereira, Tiradentes, José de Anchieta, Maria José Henrique Tavares, Randolfo Arzua, Iná Xavier Zacharias, Aníbal Ribeiro Filho, Hugo Pereira Correia, Professor Rosiclair da Silva Costa (CAIC), Professora Berta Rodrigues Elias e Professora Francisca Pessoa Mendes e, por fim, nas escolas rurais Antonio Fontes, Cipriano Librano Ramos, José Chemure, Luiz Andrioli, Professora Maria Trindade da Silva e Rio das Pedras.
"Com a extinção da 158.ª ZE de Paranaguá, uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral em outubro de 2017, estes locais de votação foram remanejados para a 5.ª ZE, que passou a ter competência plena em matéria eleitoral no município de Paranaguá. Devido a esta operação, todas as seções eleitorais localizadas nestas escolas e colégios foram renumeradas pelo TRE-PR, evitando a coincidência numérica com as seções eleitorais antigas da 5.ª ZE-PR", explica o chefe da 5.ª Zona Eleitoral.
A Justiça Eleitoral está à disposição em Paranaguá para orientações anteriores à data da eleição e para tirar dúvidas dos eleitores quanto às mudanças, segundo Kawka. "Como a revisão biométrica do município ocorreu em 2015, estes locais e as respectivas seções eleitorais serão identificados através de duas placas (Número Antigo e Número Atual), para todos os eleitores localizarem com facilidade sua seção, tanto aqueles que possuem o título antigo, como para os eleitores que compareceram ao Fórum Eleitoral após a unificação das Zonas Eleitorais", explica o chefe sobre a forma de atuação no dia das eleições.
Sérgio Paulo Kawka, chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral, destaca que Justiça Eleitoral está à disposição dos eleitores de Paranaguá em sua sede e no aplicativo e-Título
E-TÍTULO E FACILIDADE ON-LINE
"Os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral e desejam atendimento apenas para impressão da segunda via do título podem ficar despreocupados, pois o e-Título substitui o documento na hora de votar. Basta baixar o aplicativo, disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets. O aplicativo apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Após baixá-lo, basta que o eleitor insira seus dados pessoais", explica Sérgio Paulo Kawka, detalhando que as dúvidas sobre os locais de votação podem ser sanadas pelos eleitores com meros toques no celular ou dispositivos eletrônicos de forma on-line.
Segundo o chefe e servidor da Justiça Eleitoral, caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico, com cadastro das impressões digitais junto à Justiça Eleitoral, "a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, o que facilitará a identificação na hora do voto", complementa. "Caso o eleitor ainda não tenha feito o recadastramento biométrico, a versão do e-Título será baixada sem a foto. Nesse caso, o eleitor está obrigado a levar outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário durante a votação", explica Kawka.
ESCOLA PRESIDENTE COSTA E SILVA INATIVA E REPAROS NAS 378 URNAS ELETRÔNICAS DE PARANAGUÁ
Outra informação importante repassada por Sérgio Kawka é a de que a escola municipal Presidente Costa e Silva, que antes era um ponto de votação, foi inativada definitivamente pela Justiça Eleitoral para as eleições de 2018. "As seções eleitorais 373, 374, 375, 377, 379, 380 e 382, que eram antigamente nesta unidade de ensino, foram transferidas para a Escola Municipal Professor Randolfo Arzua", completa.
Sobre os trabalhos em andamento neste período pré-eleitoral, o chefe afirma que atualmente a 5.ª Zona Eleitoral está realizando os testes e reparos necessários nas 378 urnas eletrônicas. "Este trabalho é para que elas sejam já utilizadas no treinamento prático de mesários e principalmente para as Eleições 2018", finaliza.