A Associação Paranaense das Rádios Comunitárias (APRACOM) entregou uma Carta propondo parceria a todos candidatos e candidatas ao Governo do Paraná. Dr Rosinha firmou compromisso com a entidade e também apresentou suas propostas para área.
Atualmente são mais de 300 rádios em todo o Paraná e, segundo Luis Dzulinski, presidente da entidade, muitos municípios pequenos têm apenas as rádios comunitárias como possibilidade de comunicação. Rosinha disse que “no seu governo irá incentivar a criação das rádios, pois sabe que são elas que podem trazer notícias sobre a cultura local, bem como auxiliar na organização da comunidade”.
O tema das rádios comunitárias é uma luta histórica, daqueles que acreditam na democratização da comunicação. Para Dzulinski, “uma lei aprovada no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1998, dificultou e limitou o funcionamento das rádios e deu mais espaço para rádios comerciais. ”
Rosinha afirma que “fará de tudo para que a legislação possa ajudar as comunitárias. As rádios que têm empresários como donos tem interesse em negócios e lucro. O que precisamos é servir à comunidade”.
Em 2014, a então presidenta da República, Dilma Rousseff, promulgou as autorizações outorgadas de sete rádios comunitárias no Paraná nas cidades de Alto Paraíso, Mercedes, Campina da Lagoa, Cruzeiro do Sul, Três Barras, Foz do Iguaçu e Fernandes Pinheiro. A autorização tem o prazo legal de dez anos.