Educação

Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita obras na Unespar Paranaguá

Adequações prediais vão proporcionar melhores condições para professores e estudantes

Unespar

A visita contou com a presença do vice-reitor da Unespar, Carlos Alexandre Molena; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona; o diretor do campus Paranaguá, Moacir Dalla Palma; e o pró-reitor de Planejamento (Proplan), Sidney Kempa (Foto: Divulgação/Unespar)

A Unespar (Universidade Estadual do Paraná), campus Paranaguá, recebeu a visita do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, no mês de fevereiro. Ele também visitou o campus de Campo Mourão para conhecer as obras e adequações prediais que são realizadas. O investimento passa de R$ 6 milhões.

Dentre as melhorias, estão: reforma das redes elétricas e sistema de pára-raios, adaptações relacionadas a acessibilidade, pintura dos prédios, troca de pisos, compra de novos equipamentos para serem usados nas aulas e modernização de laboratórios.

Para o secretário, com espaços mais adequados e modernos, será possível proporcionar melhores condições para professores, estudantes e agentes universitários.

“O ambiente acadêmico torna-se mais produtivo, inovador e acessível, viabilizando o desenvolvimento de estudos científicos e ampliando a capacidade das universidades de produzir conhecimento e soluções para desafios regionais. Temos o compromisso de garantir que os investimentos autorizados pelo governador Ratinho Junior se traduzam em melhorias concretas, fortalecendo o papel das universidades estaduais como pilares do desenvolvimento do Paraná”, destacou Bona.

O vice-reitor da Unespar, Carlos Alexandre Molena, acompanhou a visita do secretário em ambas as obras. Em sua perspectiva, as reformas representam um avanço para a universidade, que cresceu nos últimos anos. 

“Considerando que tínhamos estruturas muito antigas, as restaurações serão fundamentais para promover melhores condições de trabalho para os nossos agentes e docentes”, frisou Molena. Para ele, a melhoria das aulas e a qualidade do ensino serão uma consequência das reestruturações prediais. “Proporcionaremos ambientes mais saudáveis e adequados para os nossos estudantes”, avaliou o vice-reitor.

Melhorias

O diretor do campus da Unespar Paranaguá, Moacir Dalla Palma, considera que os ambientes de estudos ficarão mais agradáveis. “Tendo em vista a colocação de pisos e a pintura geral do campus, sem contar que em 2024 climatizamos todas as salas”, afirmou Moacir.

Além da reforma, também foram feitos investimentos em equipamentos mais modernos para serem usados durante as aulas. “Estamos instalando televisores de 75″ em todas as salas de aula e fazendo a colocação de cortinas para melhorar a visibilidade das telas de projeção no período diurno”, pontuou Moacir. “Os espaços ficarão mais acolhedores e confortáveis para toda a comunidade acadêmica”, acrescentou.

A diretora do campus de Campo Mourão, Ceres América Magalhães Ribas, afirmou que tanto a comunidade interna quanto a externa à Unespar poderão desfrutar das melhorias.

“São obras fundamentais para o andamento da instituição. Nós poderemos colocar ares-condicionados em todas as salas de aula e nos setores que ainda não têm, instalar impressoras 3D e mais microscópios, e também poderemos otimizar o layout das salas para atender a demanda de todos”, reforça Ceres.

A diretora ainda salienta que as obras adequarão a acessibilidade dos prédios, já que estes recebem estudantes com deficiência. “É um direito que essas pessoas tenham toda essa estrutura feita e organizada para recebê-los, pois é uma questão que tange a educação inclusiva”, frisou Ceres.

Com informações Da Assessoria

Você também poderá gostar

Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita obras na Unespar Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita obras na Unespar ParanaguáAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.