Em 2023, para os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá, as aulas terão início no dia 6 de fevereiro. Na semana anterior, nos dias 1, 2 e 3, acontecem os dias de formação continuada, quando os professores e equipes se preparam e planejam as ações do ano letivo de 2023. O retorno será 100% presencial, assim como terminou o ano letivo de 2022.
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui aproximadamente 14.851 matriculados, seguindo o cronograma estabelecido, o período de cadastramento segue até dia 20/01.
Segundo o departamento de estrutura, responsável pelas matrículas, será realizado um levantamento e um novo quantitativo será apresentado.
O ano letivo de 2023 tem previsão de 201 dias letivos, com término das atividades no dia 21 de dezembro. Para os estudantes, o recesso de julho começa no dia 7 e vai até o dia 19.
A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (SEMEDI) já assegurou todas as condições para que os estudantes voltem em um ambiente seguro e organizado, com material didático, transporte e alimentação escolar garantidos.
Foram investidos R$ 3.453.009,70, em material escolar onde todas as modalidades de ensino serão contempladas, o ensino fundamental, a educação infantil e a educação de jovens e adultos.
A pasta informa que na próxima segunda-feira, dia 23 de janeiro, iniciará a realização da carteirinha do transporte escolar, na própria secretaria de educação para as crianças matriculadas na rede pública de ensino que residam em áreas rurais.
Os profissionais do magistério irão receber no dia 1.º de fevereiro, formação continuada com o palestrante da Editora Sefe/Opet, para o incentivo no desenvolvimento das atribuições e para que assim possam acompanhar efetivamente o ensino aprendizagem.
A secretária de Educação, Tenile Xavier, destaca que a expectativa da Gestão é que a Educação do município neste ano se desenvolva ainda mais em organização e planejamento. “Agiremos em conjunto, visando à melhoria dos processos e dos resultados que devem ser conquistados com os estudantes, seguramente, contamos que os familiares e os profissionais atuem de modo compartilhado neste processo de formação”, disse Tenile destacando que o objetivo é proporcionar aos estudantes, as melhores oportunidades de ensino. “Nosso compromisso é oportunizar uma educação pública de qualidade. Que ano letivo de 2023 seja uma etapa de muito sucesso, a todos que compõem a Educação da nossa cidade, desejo muitas conquistas e avanços, bom ano letivo!”, completa.
Rede Estadual
Segundo o calendário escolar de 2023, divulgado pela Secretaria de Estado da Educação, as aulas começam em mais de dois mil colégios no dia 6 de fevereiro. Na semana anterior, nos dias 2 e 3, acontecem os dias de estudo e planejamento – quando os docentes se preparam e planejam as ações do semestre.
Para os estudantes, o recesso de julho começa no dia 7 e vai até o dia 23. Já os professores retornam do recesso antes, para participar dos dias de estudo e planejamento do segundo semestre nos dias 20 e 21 de julho. As aulas do segundo semestre acabam em 20 de dezembro, com o encerramento do ano letivo no dia 21. Ao todo, serão 200 dias letivos, sendo 100 no primeiro semestre e outros 100 no segundo.
Todos os novos programas em andamento serão mantidos, como as aulas de educação financeira, programação e pensamento computacional, robótica, Inglês Paraná e Prova Paraná.
Para os estudantes que tinham pleiteado uma vaga em escolas de sua preferência, não conseguiram e também não confirmaram a matrícula na instituição de ensino que havia sido indicada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) até 20 de dezembro, é preciso que o responsável entre em contato diretamente com o colégio indicado para verificar a disponibilidade de vaga.
Com informações Semedi e Seed-PR