conecte-se conosco

Educação

Projeto stand up paddle com pranchas ecológicas inicia em escolas de Pontal do Paraná

Escolas municipais com turmas de 3.° ao 5.° ano participarão do projeto

Publicado

em

Foto: Divulgação / Facebook SMED

Teve início na semana passada, em Pontal do Paraná, o projeto stand up paddle com pranchas ecológicas nas escolas da Rede Municipal de Ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas municipais com turmas de 3.°, 4.° e 5.° ano no contra turno participarão do projeto.

O stand up paddle com pranchas ecológicas de garrafas pets foi criado pela Coordenação de Educação Física sob a supervisão do coordenador Hélio Osmar e do professor Adriano Cruz.

“O projeto de stand up paddle sustentável é mais uma das ações de educação ambiental iniciadas nesta gestão, rumamos para a construção de um currículo próprio voltado para criança que vive em Pontal do Paraná, pensado nos saberes e fazeres do dia a dia de cada um, aproveitando áreas de interesse dos nossos alunos para incluir conteúdos e conscientização. Esse projeto, especificamente, perpassa questões teóricas e metodológicas da reciclagem e reaproveitamento, consciência de sustentabilidade, tem conteúdos ligados a problematização matemática”, destacou a secretária municipal de Educação de Pontal do Paraná, Adriana Haas Ferreira.

O projeto foi criado pela Coordenação de Educação Física sob a supervisão do coordenador Hélio Osmar e do professor Adriano Cruz

A primeira instituição de ensino escolhida para a realização do projeto foi a Escola Municipal Primavera, em Pontal do Paraná. Os organizadores do projeto realizam planejamento das atividades que serão desenvolvidas nas fases do projeto.

O projeto de stand up paddle consiste em trabalhar atividades esportivas, educacionais, ecológicas, geográficas e valores sociais. “Utilizando materiais reutilizáveis para construção de pranchas ecológicas de stand up paddle, com foco na valorização de aspectos regionais de Pontal do Paraná. Aliando as temáticas: educação, esportes e meio ambiente”, explicou a Secretaria Municipal de Educação de Pontal do Paraná.

“O projeto está sendo desenvolvido em cinco das sete escolas de ensino fundamental do município, estas escolas possuem a oferta da oficina de educação ambiental, o público-alvo específico desta atividade, são alunos de terceiro, quarto e quinto ano. O projeto prevê duas inserções de aula de campo, na quarta semana de execução, os alunos irão até a praia para fazer reconhecimento do espaço, o respeito a restinga e ver o local do seu dia a dia como espaço de aula, reconhecendo os elementos da natureza como  potencial de aprendizagem, e, na sétima semana, quando se dará a conclusão do projeto os alunos irão até a praia novamente, para fazer aula prática utilizando a prancha construída por eles mesmos”, informou a secretária Adriana.

A primeira instituição de ensino que realizará o projeto será a Escola Municipal Primavera, em Pontal do Paraná

As pranchas e remos são confeccionados principalmente com a reutilização de garrafas pets, canos de PVC, CDs e cones inservíveis.

De acordo com a secretaria de educação, os alunos irão participar de aulas teóricas, montagem e aulas de campo, onde aprenderão sobre a modalidade esportiva de stand up paddle, questões ambientais, educação financeira e as características das praias, que são propícias a prática desse esporte aquático.

“O projeto está sendo desenvolvido pelo professor Adriano Raizel da Cruz, supervisionado pelo coordenador de atividades esportivas do integral Hélio Osmar sob demanda da secretaria de educação. A intenção principal é demonstrar para os alunos que em todo espaço é possível aprender e que a escola é um lugar pensado para eles, que eles são público-alvo sonhado pelo novo estilo de ensino em Pontal do Paraná. Não desejamos levar o cimento até a praia, mas trazer a areia para as escolas, despertando nos alunos sentimento de pertencimento”, finalizou a secretária municipal de Educação de Pontal do Paraná, Adriana Haas Ferreira.

STAND UP PADDLE

O Stand Up Paddle é um esporte originário do surf e da canoagem, no qual se fica em pé sobre a prancha, tornando-se uma modalidade de resistência. O ato milenar da remada em pé, que acompanha a humanidade ao longo dos anos, encontrou no Hawaii sua vertente esportiva. A expressão stand up paddle, usada para identificar um dos esportes que mais crescem no mundo, traduzida ao pé da letra significa “ remar em pé” e representa uma prática adotada ao longo de séculos por várias civilizações.

Essa prática esportiva chegou ao litoral do Paraná como forma de projeto nas escolas da rede municipal de ensino. A Secretaria Municipal de Pontal do Paraná juntamente com o coordenador Hélio Osmar e do professor Adriano Cruz buscam expandir a atividade da disciplina de Educação Física para várias escolas da cidade como visibilidade da modalidade esportiva, cunho educacional, ecológico, geográfico e também de valores sociais para os alunos que participarão do projeto.

Fotos: Divulgação / Facebook SMED