Na última semana, o Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá (IFPR Campus Paranaguá) anunciou, por meio do “Lemarde FabLab”, a abertura das inscrições do projeto de extensão intitulado “Recriando Da Vinci”, destinado a alunos do curso de “Ensino Médio Integrado em Mecânica”. A iniciativa visa inserir os estudantes no universo da ciência, revisitando as obras mecânicas de Da Vinci, que, entre seus vários talentos como um dos maiores gênios da humanidade, era mecânico e inventor.
“A ideia central é que estudantes se debrucem sobre as obras e escolham os modelos mecânicos que poderão virar protótipos em escala, passando pelas etapas de projeto, dimensionamento e construção, utilizando as facilidades do FabLab. O projeto tem a coordenação dos professores Cristiano Brunetti e Ricardo Adriano dos Santos”, informa o IFPR. As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira (22 de maio) por meio do link: https://forms.gle/Yj5ecAWwMg1amGxh7.
O curso possui carga horária de 12 horas e ocorrerá no “Lemarde Fablab” no IFPR Campus Paranaguá.
Sobre Da Vinci

“Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452 em Vinci, na Itália. Foi um ícone da mecânica, medicina e artes que é reconhecido tanto pelas obras-primas que adornam as paredes de grandes museus ao redor do mundo, como também por invenções espetaculares que são utilizadas até os dias atuais. A caneta esferográfica, a grua, a prensa mecânica, a bicicleta, o escafandro (roupa de mergulho) e até mesmo a metralhadora fazem parte do rol de invenções da mente brilhante de Da Vinci”, detalha o IFPR.
Entre seus trabalhos, o inventor escreveu mais de 13 mil páginas, onde são conhecidas cerca de 7 mil delas, algo dividido em diversas obras literárias denominadas de “Codex”. “Da Vinci morreu em 23 de abril 1519 em Cloux – França deixando um legado impressionante e que desperta ainda hoje interesse e curiosidade ao redor do mundo”, finaliza a assessoria.
Com informações do IFPR Campus Paranaguá