O projeto Maktub está passando por Paranaguá pela primeira vez. O objetivo é aproximar as pessoas da leitura por meio da troca de livros, e o primeiro contato com a cidade aconteceu na manhã de quarta-feira, 25, durante a entrega da Biblioteca Mário Lobo.
As atividades funcionam em uma Kombi que se transforma em uma biblioteca móvel a céu aberto, tornando a leitura ainda mais prazerosa. Livros que já foram utilizados por outras pessoas continuam dando asas à imaginação de crianças e adultos.
Esta é a intenção do projeto cultural itinerante Maktub, que estraá na Praça de Eventos Mário Roque até o dia 4 de agosto, durante o Encontro de Motociclistas. O projeto é iniciativa do catarinense da cidade de Caçador, Christian Neres, que viaja em uma kombi por diversos Estados do Brasil, parando em cidades e montando o espaço para a doação de obras.
Neres explica que para realizar o projeto, muitas vezes, mora na kombi e, por isso, quando chega a um novo município precisa de apoio para abastecer o carro, se alimentar e se hospedar. Ele já passou por 17 Estados proliferando seus ideais de incentivo à cultura.
Maktub é uma palavra em árabe que significa “já estava escrito”, levando a leitura a todas as partes do Brasil. O projeto funciona da seguinte forma: as pessoas podem levar dois livros usados e trocar por um (de qualquer gênero). Quem não tiver livros para trocar pode comprar por preço acessível. O projeto também recebe doações de livros.
“Quanto mais você lê, mais você aprende, mais conhecimento de mundo você obtém, tornando-se mais crítico e de uma visão mais ampliada”, destacou Neres.
Em Paranaguá, o projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.