Connect with us

Educação

Guaratuba: Em primeiro dia de aula, alunos recebem orientações da nova rotina sanitária

Parte dos alunos ainda está no sistema remoto, e a outra parte no sistema híbrido

Publicado

em

Guaratuba: Em primeiro dia de aula, alunos recebem orientações da nova rotina sanitária

Na quinta-feira, 18, os alunos da rede municipal de Guaratuba retornaram às aulas. Parte dos alunos ainda está no sistema remoto, e a outra parte no híbrido, o qual funcionará uma semana no presencial e outra no remoto, sinalizadas por cores das turmas, o que  evitará aglomeração nas salas de aula entre aqueles que os pais ou responsáveis decidiram por essa opção.

O casal Debora Bierisco Miguel e Orlei Miguel, pais das gêmeas Ana Clara e Ana Beatriz, alunas do 3.º ano, acompanharam suas filhas até a Escola Municipal Professora Olga Silveira no primeiro dia de aula e aproveitaram para conferir como foi a entrada. Segundo eles, a decisão da volta às aulas no modelo híbrido foi difícil, mas verificando todo o protocolo de cuidados, vendo o que a escola estava fazendo, eles tiveram segurança para decidir pelo retorno presencial das meninas.

Logo na chegada, as meninas, assim como todos os estudantes que foram até as escolas, tiveram a temperatura aferida. O álcool gel 70% também estava na entrada e em todos os ambientes da escola, assim como cartazes lembrando a obrigatoriedade do uso de máscaras. Nas salas de aula, há distanciamento entre as carteiras e marcação no chão à frente do quadro onde o professor poderá retirar a máscara de tecido e permanecer apenas com a face shield (máscara de acrílico) para explicar a matéria.

O primeiro dia de aula foi tranquilo, poucos alunos que terão como conteúdo principal orientação das professoras sobre o protocolo sanitário. Na sexta-feira, 19, alunos da outra turma/cor virão à escola também para receber a orientação. Isso se faz necessário para que na próxima semana, com início das turmas semanais, todos já tenham conhecimento da nova rotina na escola e também para que a equipe da Educação faça os ajustes necessários.  

Para os alunos que optaram pelo modelo remoto e na semana que os alunos do híbrido ficarem em casa, eles terão acesso às videoaulas do Aula Paraná, no canal aberto de televisão 50.2 e material elaborado pela Secretaria Municipal da Educação.

O retorno presencial segue critérios rigorosos de prevenção ao Coronavírus, seguindo as recomendações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) e da Secretaria Municipal da Saúde. O planejamento de retorno foi iniciado já na segunda quinzena de janeiro pela Secretaria Municipal da Educação. Toda a equipe da Educação, das auxiliares de limpeza até as diretoras, fez treinamentos constantes dos protocolos de biossegurança com a Vigilância Sanitária Municipal. No transporte escolar, monitores foram contratados para acompanhar e orientar os alunos quanto ao distanciamento e medir a temperatura logo na entrada do ônibus.

Na Educação Especial, os alunos do Fundamental nesta semana serão recebidos para um acolhimento individual e orientação no Centro Municipal de Atendimento Educacional (CMAE). Os alunos com Transtorno do Espectro Autista voltam na próxima semana nas salas de recurso. Esse período é necessário para que seja feita uma transição mais tranquila para o aluno, retornando o vínculo emocional com a escola e o professor.

Da Prefeitura Municipal de Guaratuba

Leia também: MEC prorroga prazo para adesão de universidades ao Sisu