conecte-se conosco

Educação

Programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” é finalizado em Paranaguá

O projeto aproxima os estudantes do Poder Judiciário

Publicado

em

“Encerramos por este ano, mas estamos ansiosos para a retomada do projeto no ano que vem”, destaca a secretária municipal de educação, Tenile Xavier. / Foto: Prefeitura Municipal de Paranaguá.

A finalização do projeto contou com apresentações culturais e entrega de medalhas aos estudantes 

O programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola”, encerrou suas atividades neste ano na manhã da última quinta-feira, 23, e cinco instituições de ensino participaram das atividades realizadas pelo projeto, sendo elas, Luiz Andrioli, Joaquim Tramujas, Luiz Vaz de Camões, e as escolas da Ilha do Mel Teodoro Valentim e Nova Brasília.

Durante o decorrer do projeto, os estudantes recebem o material de apoio, a chamada “Cartilha da Justiça” e durante as aulas promovem debates, atividades, rodas de conversa para conscientizar a todos sobre os direitos, deveres e a possibilidade de exercê-los. 

Segundo a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, este é um projeto que aproxima ainda mais as crianças de compreenderem como funciona o Poder Judiciário, uma vez que a linguagem utilizada no programa é adaptada para as os estudantes.

“É um projeto de fundamental importância, pois aproxima os estudantes do poder judiciário e apresenta a justiça numa perspectiva diferente do que geralmente elas conhecem”, enfatiza a secretária de Educação.

Foto: Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Assim como consta na programação, o projeto encerrou suas atividades no Teatro Municipal Rachel Costa, ao realizar a entrega de medalhas relacionadas às redações escritas pelos estudantes e apresentações culturais.

“Foi muito gratificante participar de todos esses momentos e contar com toda parceria e carinho das juízas Cíntia Graeff, Priscila Soares e Daniana Schneider e o envolvimento dos profissionais das instituições, dos estudantes e da equipe SEMEDI”, destaca Tenile.

ETAPAS DO PROGRAMA

No primeiro momento, juízas e advogados visitam as instituições de ensino para conversar com os estudantes, com o intuito de ocorrer uma troca de conhecimento sobre como o poder judiciário atua para que todos conheçam os seus direitos e deveres como cidadãos. O programa é finalizado com a escrita de uma redação e os professores realizam trabalhos em sala de aula a partir de um gibi que os estudantes recebem do projeto.

“Após esse momento, os estudantes visitam o Fórum, entendendo um pouco do dia a dia dos profissionais que trabalham naquele espaço e realizam a simulação de um júri”, destaca, Tenile Xavier.

Além disso, de acordo com a secretária de educação, é realizado um evento com apresentações culturais e entrega de medalhas aos estudantes.

O programa é finalizado com a escrita de uma redação e os professores realizam trabalhos em sala de aula. / Foto: Prefeitura Municipal de Paranaguá.

“Ver no sorriso dos estudantes a alegria de participar de um projeto como esse é muito gratificante. Tivemos inclusive o relato de uma ex-estudante da escola Joaquim, a Cecília, que participou do projeto há 7 anos e contou a todos a importância do projeto em sua vida e compartilhou inclusive a notícia de que no próximo ano ingressará na faculdade de Direito”, enfatiza a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier.

RETOMADA DO PROGRAMA

O programa encerra-se com chave de ouro em sua programação, mas ano que vem retorna e para Tenile, a expectativa é grande e positiva.

“Encerramos por este ano, mas estamos ansiosos para a retomada do projeto no ano que vem e com o intuito de ampliar o número de instituições participantes”, enfatiza a secretária municipal de Educação.

plugins premium WordPress