O Congresso Internacional de Autismos do Brasil, realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na cidade do Rio de Janeiro, teve como objetivo disseminar os conhecimentos mais atuais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com palestrantes de renome nacional e internacional, como Fábio Coelho, da Academia do Autismo, e Lucelmo Lacerda, membro da ABA Lunaeducação. A Secretaria Municipal de Educação (Semedi) de Paranaguá participou da programação.
Indicadores de uma intervenção de excelência para crianças com TEA foi o tema debatido por Fábio Coelho, psicólogo, pai e especialista em Autismo. Já o palestrante Lucelmo Lacerda, Doutor em Educação falou sobre as “Terapias baseadas em evidências científicas”.
Segundo a Semedi, o diferencial do evento é unir conhecimento técnico-científico de médicos, terapeutas, conhecimento de familiares e dos profissionais de educação, reunindo profissionais de diferentes formações, numa proposta de trabalho inter e transdisciplinar.

Foto: Divulgação/Semedi
A secretária de Educação interina, Paula Inácio, destacou a importância da participação da equipe no congresso. “Esses debates dão suporte a continuidade da formação dos profissionais do Centro de Autismo, subsidiando os atendimentos realizados em nossa cidade. Afinal, nosso objetivo é garantir a qualidade no atendimento aos estudantes com Autismo, além de conscientizar a nossa população para torná-la mais inclusiva.” disse Paula.
A programação ainda tratou de temas como Diagnóstico Precoce e Protocolos, Genética e Autismos, Inclusão da Pessoa Autista no Mercado de Trabalho e Educação Física Adaptada.