conecte-se conosco

Educação

Câmara realiza audiência pública sobre novo modelo de Ensino Médio no Paraná

Audiência foi proposta pela Comissão de Educação

Publicado

em

Na sexta-feira, 11, às 14h, a Câmara Municipal de Paranaguá, por meio da Comissão de Educação, realizará uma audiência pública que irá discutir o modelo do “Novo Ensino Médio”, proposta para a educação pública do Paraná. O evento terá a participação de representantes de diversos segmentos do setor educacional de Paranaguá que poderão opinar na adesão do novo modelo, com formulação posterior de um documento com as contribuições que será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação. A audiência terá transmissão on-line pelo site e Facebook do Legislativo.

“O objetivo desta audiência pública proposta por nós, da Comissão de Educação da Câmara, é ouvir diversos segmentos da comunidade escolar sobre o Novo Ensino Médio, aprovado pela lei federal 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”, afirma a presidente da Comissão de Educação, vereadora Vandecy Dutra. Segundo ela, as principais mudanças propostas no Paraná são em torno dos próprios estudantes escolherem os conhecimentos em que querem se aprofundar, mais horas de estudos, com a ampliação da carga horária nas escolas de Ensino Médio, adoção de novas áreas de conhecimento, sendo que apenas os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa serão obrigatórios nos três anos de ensino.

“O objetivo é ouvir diversos segmentos da comunidade escolar sobre o Novo Ensino Médio”, afirma a vereadora e presidente da comissão, Vandecy Dutra (Foto: Divulgação)

“A comunidade precisa opinar nesta nova formulação, com a apropriação de todos que fazem parte da comunidade escolar, no compromisso da formação de cidadãs e cidadãos críticos, visto que toda esta comunidade será atingida pela nova reformulação”, afirma Dutra. A legisladora ressalta que a Secretaria Estadual de Educação finalizou sua proposta do novo ensino médio e enviou para deliberação do Conselho Estadual de Educação no mês de março. “Agora, no mês de junho, o Conselho colocou em Consulta Pública a Minuta da Deliberação das Diretrizes Curriculares Complementares e do Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná. O documento ficará à disposição do público entre os dias 1.º a 30 de junho de 2021 e as contribuições poderão ser enviadas pelo e-mail [email protected], as quais serão devidamente analisadas pelo Conselho”, complementa a presidente.

Transmissão on-line

Vandecy Dutra afirma que a audiência terá representantes de diversos setores da área educacional, abordando pontos principais, comparativos e considerações da reforma, relatos da tramitação desta proposta, o Currículo e Gestão Democrática, Consequências da reforma do Ensino Médio no acesso à universidade pública e a luta dos estudantes.  “A audiência on-line será transmitida pelo site da Câmara de Vereadores e reproduzida simultaneamente pelo Facebook da Casa de Leis Municipal e após a audiência, um documento será elaborado para ser encaminhado ao Conselho Estadual de Educação”, afirma.

“Convido a toda população para participar deste debate que acontecerá online, nesta sexta-feira, dia 11, às 14h.  É muito importante que todos estejam presentes para acompanhar esta Audiência, os alunos, os pais e toda a comunidade que compõem o ambiente escolar, pois todos devem entender os rumos do novo modelo de educação proposto para o nosso estado”, finaliza a vereadora.