Educação

Professora de Paranaguá ganha destaque nacional com projeto voltado a surdos

Projeto da professora Caroliny foi apresentado em sala de aula, no Instituto de Educação em 2019, e ganhou proporção nacional

lwmovfd3 1594234051

A professora da rede estadual de educação, Caroliny Martins, participou de um congresso nacional que reuniu profissionais da educação com trabalhos voltados para a comunidade surda. Caroliny mostrou no evento o seu projeto sobre astronomia indígena, totalmente em libras.

“Eu leciono no Instituto Estadual de Educação, e nós cumprimos a Lei 11.645/2008, a qual prevê a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena. Em novembro do ano passado, fizemos uma feira multidisciplinar de cultura afro e indígena no colégio, e a nossa temática foi a astronomia indígena, voltado para o público surdo, pois o Instituto é um dos polos no litoral na inclusão de alunos surdos”, conta a professora.

O foco do trabalho foi em torno do Observatório Solar Indígena, uma espécie de construção que os índios utilizavam uma haste fincada no chão para descobrir o meio-dia solar. O projeto envolveu ainda os pontos cardeais, as estações do ano, melhor época para caça, pesca e entre outras questões.

Alunos apresentaram o que aprenderam em linguagem de sinais

“Os estudantes ficaram muito empolgados com a forma como os indígenas se localizavam através do céu, então resolvi aprofundar trazendo materiais concretos para sala de aula. Produzimos o Observatório Solar em miniatura e foi incrível ver os alunos explicando em Língua de Sinais dentro da sala de aula”, destaca a professora.

O trabalho foi se desdobrando, ou seja, a professora, criou um canal no YouTube denominado “Céu em Libras”, com o objetivo de disseminar o ensino de astronomia indígena para surdos. Através desse canal, a professora recebeu o convite do professor Dr. Germano Bruno Afonso e do produtor de arte Hélio Ziskind, mesmo produtor da turma do Cocoricó, desenho animado de projeção nacional.

vgagyrmu 1594234131
Evento seria realizado em Rondonia, mas por causa da pandemia aconteceu on-line

A repercussão do vídeo chegou ao grupo da UNIR – Universidade Federal de Rondônia. “Recebi um convite do organizador do evento, Professor João Carlos, para participar de um congresso, que por motivos da pandemia teve que ser on-line, com a temática: Webinar Epistemologias dos Estudos Surdos”, contou.

O congresso teve início no dia 29 de junho com grandes personalidades surdas, dentre elas Shirley Vilhalva e Gladis Perlin. “No dia 2 de julho, tive o prazer de participar contando um pouco sobre meu projeto e a participação dos meus alunos na feira multidisciplinar, o congresso finalizou no dia 3 de julho”, finaliza. 

A professora Caroliny Martins, é pedagoga por formação, pós-graduada em Educação Bilíngue para Surdos, Atendimento Educacional Especializado e Língua Brasileira de Sinais – Libras. Atualmente cursa mestrado em Educação e Novas Tecnologias pela UNINTER e tem proficiência pelo PROLIBRAS para atuar como Tradutora Intérprete de Libras pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Você também poderá gostar

Professora de Paranaguá ganha destaque nacional com projeto voltado a surdos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.