conecte-se conosco

Educação

Professora de educação inclusiva fala sobre sua motivação para o trabalho

Mara Zilda Machado trabalha na Escola Municipal José de Anchieta, em Paranaguá

Publicado

em

A inclusão acontece quando “se aprende com as diferenças, e não com as igualdades”. A frase de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, ilustra o papel transformador que a escola pode ter no contexto das pessoas com deficiência. Neste Dia do Professor, a professora Mara Zilda Machado do Rozário, que trabalha na Escola Municipal José de Anchieta, em Paranaguá, contou que a educação inclusiva é o que a motiva todos os dias a exercer a profissão. 

“Meu coração está com os alunos de inclusão, que todos os dias me motivam a trabalhar. Trabalho faz sete anos na Sala de Recurso Multifuncional. Já acompanhei crianças desde o primeiro ano até o quinto ano. E mesmo depois que eles saem da escola os pais entram em contato dizendo que estão muito felizes com o progresso de seus filhos. Há quatro anos no dia dos professores uma mãe me mandou uma mensagem lá do norte, demonstrando gratidão por eu ter sido um anjo na vida do seu filho. Fiquei muito feliz com aquela mensagem, pois muitas vezes nós professores não sabemos o quanto somos especiais e podemos auxiliar a vida de nossos alunos”, contou a professora Mara.

Mara é formada em Pedagogia e em Letras Português, tem especialização em Educação Especial e em Gestão Escolar, além de mestrado em Ensino das Ciências Ambientais. Atualmente, trabalha com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, da faixa etária dos quatro aos 15 anos.

É professora desde 2012, quando iniciou na Escola Municipal Prof.ª Rosiclair da Silva Costa (Caic), mas logo foi para a Escola Municipal José de Anchieta, onde permanece até hoje. Ela conta que sua história na educação começou na igreja.

“Minha história na educação iniciou quando fui chamada pela religião em que frequento, A Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, para ser voluntária na alfabetização de adultos que nunca tiveram contato com a escola. Foi a partir daí que comecei a me interessar pela educação. Desde que frequentava a escola sempre gostava de escrever no quadro e ensinar. Sempre tive ótimos professores que me inspiravam a ser professora”, disse Mara.

Apesar dos desafios da profissão, a professora afirmou que vale a pena se dedicar na formação de crianças e jovens. “É muito recompensador, principalmente quando você vê alguns de seus ex-alunos seguindo uma carreira e saber que de alguma forma contribuí com o seu sucesso. E também muitas vezes encontro alguns de meus professores sendo colegas de trabalho”, afirmou Mara.

Para Mara, a realidade nas escolas não é mais a mesma, os professores precisam lidar com a tecnologia para auxiliar na aprendizagem. “A tecnologia vem nos auxiliando muito na aprendizagem, antigamente o acesso era muito restrito. Hoje em dia, temos internet nas escolas, a qual nos auxilia muito. A equipe da Secretaria Municipal de Educação vem nos auxiliando e juntos buscamos uma educação de qualidade”, disse Mara.

A professora conclui o seu relato deixando um recado para os colegas de profissão. “Gostaria aqui de externar toda a minha gratidão a todos os colegas de trabalho que me auxiliaram quando iniciei na educação, e hoje em dia tudo que faço tem muito amor envolvido, amo muito a educação e tudo que puder fazer para melhorar estarei sempre disposta a ajudar. Desejo de todo o coração um Feliz dia dos Professores e que possamos continuar nosso trabalho com muita excelência como sempre fazemos”, finalizou Mara.

Em alta

plugins premium WordPress