conecte-se conosco

Educação

Professora de ciências conquista alunos realizando atividades práticas

Estudantes realizam experiências e jogos, estimulando a criatividade

Publicado

em

A educação escolar durante a pandemia tem sido um verdadeiro desafio tanto para os professores como para os alunos. O termo ‘se reinventar’ tem sido usado com frequência pelos educadores que, da noite para o dia, passaram a ser também youtubers.

O giz e o apagador deram espaço para os equipamentos de filmagens como os microfones e webcam. Os livros didáticos ainda são usados, mas outras ferramentas ganharam destaque como no Google Forms, Google Meeting, Zoom, Prezi e outras plataformas.

A professora de Ciências, Fabiana Rodrigues, tem se destacado neste sentido. Ela tem contagiado os estudantes através das aulas on-line com criatividade, em que o processo prático ganha destaque mesmo estando longe do professor fisicamente.

Experiências são realizadas em casa e mostradas atraves de fotos e vídeos

“O professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. É um comunicador, atuando como gestor de aprendizagem, com influência para orientar e motivar seus alunos. Mas como posso ser um professor inspirador no atual cenário?”, questiona a professora.

Professora Fabiana tem feito várias pratica com os estudantes

De acordo com a professora, o primeiro desafio é superar a distância. “De repente, passo a não ter o contato pessoal, e começo a usar um canal frio de comunicação. Apesar disso, não preciso me tornar frio nesse novo normal e isso leva a uma mudança radical, que é a inovação”, ressalta.

“Tenho consciência de que a aprendizagem de hoje se define como mudança de comportamento. Por isso, utilizo a gamificação, os passeios virtuais, desafios on-line, além de meetings semanais para estreitar a distância com os alunos”, aponta.

Atividades

Uma das atividades realizadas pela professora é o Classcraft. Trata-se de um jogo educacional on-line gratuito, independente de assunto e educacional. Os alunos sobem de nível, trabalham em equipe, ganham poderes e muito mais.

Também realizamos passeios virtuais quinzenalmente. “Os alunos são convidados a ir para algum lugar no Brasil ou no mundo para dar um passeio virtual. Já visitaram o Museu do Louvre, o Jardim Botânico, o Zoológico, o Museu de Ciências Naturais e outros lugares. Gosto de propor lugares onde os alunos têm a possibilidade de caminhar, virtualmente, para conhecer o ambiente, utilizando a técnica das fotos de 360°”, destaca.

Também são lançados desafios e servem para ilustrar algum conteúdo que foi trabalhado durante a transmissão das aulas. “Um exemplo foi o conteúdo Máquinas Simples, do 7.º ano, em que propus a construção de uma catapulta utilizando palitos. Os alunos constroem o trabalho e postam uma foto ou um breve vídeo do resultado”, explica.

A professora Fabiana Rodrigues leciona na Escola Estadual Roque Vernalha, no Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, no Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista e no Colégio Diocesano Leão XIII.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress