O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado na quarta-feira, 18, demonstra a importância da leitura entre crianças e jovens para a formação e criação de uma consciência crítica da sociedade. Em Paranaguá, a demanda alta por livros infantis e criação de espaços próprios para as crianças, demonstra que este mercado está mais vivo do que nunca.
Maurício Luiz Pinheiro Rodrigues Júnior, atendente de caixa e representante de uma livraria de Paranaguá, destacou que a maior procura entre o público infantojuvenil é em torno dos livros "O Diário de Um Banana", do autor e ilustrador americano Jeff Kinney, e "O Diário de Uma Garota Nada Popular" da autora americana Rachel Renee Russell.
"Há também bastante procura pelas revistas dos youtubers Luccas Neto, Felipe Neto, Larissa Manoela, O Planeta das Gêmeas, entre outros", explica.
De acordo com Maurício Júnior, a livraria sabe da importância de atender os jovens e crianças, sendo que inclusive realizava contações de histórias e eventos aos sábados, algo que está sendo reformulado e voltará em breve. "Os pais vêm com as crianças atrás também dos títulos clássicos como 'O Sítio do Pica-Pau Amarelo' de Monteiro Lobato e o 'Menino Maluquinho' de Ziraldo", explica, destacando que esses livros acabam passando de pai para filho, possuindo vendas constantes na livraria.
"Há bastante vendas também de autoras como Ana Maria Machado, Ruth Rocha e outros tradicionais", explica.
De acordo com o representante da livraria, há muitos livros como a série Harry Potter, da autora J.K. Rowling, que o público infantojuvenil muitas vezes conhece pelos filmes e passa a ler para aprofundar a história, destacando que o conteúdo literário é melhor e mais amplo do que o cinematográfico. "Há também vendas de livros como o 'Baixa Memória e a Família Craft' e os da série Authentic Games, que são livros de youtubers que fazem dentro do jogo on-line Minecraft. Puxa do jogo para que eles acabem lendo", explica Maurício.
"Há bastante saída de livros com áudio, da Turma da Mônica, que temos uma promoção de comprar três livros e levar quatro. São livros escritos em caixa alta. Para o público de menor idade, há livros que contam as historinhas, com questão lúdica, possibilidade de montar esculturas, dinossauros, entre outros", finaliza Maurício Júnior.