conecte-se conosco

Educação

Primeiro dia de provas do Enem acontece neste domingo

Portões ficarão abertos das 12h às 13h para receber os estudantes

Publicado

em

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo, 13, acontece o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 12h às 13h os portões estarão abertos para receber os estudantes, no horário de Brasília, com aplicação da prova às 13h30. Mais de 145 mil pessoas no Paraná farão as provas. Nesta primeira fase serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e de Linguagens, cada uma com 45 questões objetivas, e mais a redação, que deve ter no máximo 30 linhas.

O segundo dia de provas está marcado para o domingo, dia 20, quando os estudantes terão cinco horas para finalizar as provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Quem está se preparando para o Enem pode acessar todas as provas e gabaritos de edições anteriores no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os inscritos para fazer o Enem devem entrar no site do Inep, na página do Participante, para saber onde farão as provas. O local está informado no “Cartão de Confirmação”. O documento contém ainda as datas das provas; o idioma escolhido – inglês ou espanhol; bem como se o aluno pediu algum atendimento especial, como adaptações a pessoas com deficiência. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda imprimir e levar o cartão no dia do exame. 

Mais de 145 mil pessoas no Paraná farão as provas
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Paraná

As provas do Enem serão aplicadas em mais de 6,5 mil salas, em 88 municípios paranaenses. A segurança de todo o processo conta com a Polícia Militar do Paraná, que atuará na distribuição, aplicação e coleta do material avaliativo, além de fazer o patrulhamento ostensivo e preventivo nos locais das provas.

Haverá policiamento ostensivo nos itinerários até os locais de aplicação do exame, onde os policiais permanecerão durante todo o período para evitar situações que possam prejudicar a realização da prova e a concentração dos estudantes.

As sete universidades estaduais do Paraná utilizam a nota do exame para o ingresso nas instituições: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar).

A Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual do Centro Oeste usam o Enem como fase única de parte de seus cursos. Na UEL, as vagas são definidas pelos cursos, assim como as pontuações mínimas, enquanto na Unicentro, a exigência é não zerar a redação do Enem.

Na Universidade Estadual de Maringá a nota é um dos critérios para solicitação de vagas remanescentes. Na Universidade do Oeste do Paraná, 50% das vagas de ingresso são via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já na Universidade Estadual de Ponta Grossa, a participação no Enem é obrigatória, porque o resultado obtido no exame é somado ao do vestibular.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná disponibiliza no mínimo 10% das vagas anuais de cada curso de graduação por meio do Sisu. E na Unespar a nota do Enem é uma das formas utilizadas para seleção de novos estudantes.

O que levar

Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de identificação, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. É preciso estar atento ao que é permitido no local de prova para não correr o risco de ser eliminado do exame. 

De acordo com o edital, para a identificação, os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é item obrigatório também para os candidatos do Enem digital, já que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova.

Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem lanche, água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato.

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico. Os celulares devem ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.

Redação

Ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. As notas variam de 0 a mil e os candidatos que zeram a prova não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

No ano passado, o tema da redação do Enem foi “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Covid-19

Nas duas últimas edições do Enem, por causa da pandemia de Covid-19, o uso de máscara de proteção facial era obrigatório. Agora, o uso continua sendo permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados. 

Os candidatos que estiverem com Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas, que deve ocorrer nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Em alta

plugins premium WordPress