Alunos que concluem o Ensino Fundamental este ano (9.º ano), na rede estadual de educação, têm até segunda-feira, 23, para realizar a inscrição para algum dos cursos técnicos ofertados. Essa é uma oportunidade para os jovens saírem da escola mais preparados para o mercado de trabalho. As escolas estaduais dos sete municípios do litoral do Paraná têm cursos disponíveis e o estudante pode escolher o que mais se identifica.
Novos cursos
O técnico pedagógico do setor de Educação Profissional do NRE (Núcleo Regional de Educação de Paranaguá), Rafael Magno de Paula Costa, contou que o litoral terá cursos novos para o início em 2024.
“Pela primeira vez será ofertado o curso de Bioeconomia no Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá, e no Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado, em Antonina. Temos ainda o curso de Marketing no Colégio Rocha Pombo, em Antonina, e os cursos de Administração no Colégio Bento Munhoz da Rocha, em Paranaguá, no período noturno”, disse Rafael.
O curso mais procurado, segundo Rafael, é o de Administração. “Este já é consolidado em boa parte da nossa rede. Temos também a oferta do curso de Desenvolvimento de Sistemas, em Paranaguá, no Instituto de Educação, no Alberto Gomes Veiga e no Colégio Estadual Profª Zilah dos Santos Batista. Temos ainda o curso de Jogos Digitais no Colégio Sertãozinho, em Matinhos; e Enfermagem no Colégio Gabriel de Lara. Em Paranaguá também ofertaremos futuramente o curso de Enfermagem”, afirmou Rafael. O Colégio Estadual Profª Zilah, em Paranaguá, possui o curso de Técnico em Agronegócio.
O curso de formação de docentes está disponível no Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, em Paranaguá; assim como no Colégio Marcílio Dias, em Guaraqueçaba; no Colégio Gratulino de Freitas, em Guaratuba; e no Colégio Sertãozinho, em Matinhos. “Em todos os municípios do litoral temos o curso de formação em docentes”, declarou Rafael.
Confira outras opções de cursos disponíveis nos municípios do litoral:
Paranaguá
Colégio Estadual José Bonifácio – Modalidade integral: Administração, Marketing e Desenvolvimento de Sistemas;
Colégio Estadual Porto Seguro: Administração
Pontal
Colégio Estadual Maria Helena: Desenvolvimento de Sistemas e Administração
Colégio Estadual Paulo Freire: Formação de Docentes
Guaratuba
Colégio Estadual Joaquim Mafra: Informática e Desenvolvimento de Sistemas
Preparação para o mercado de trabalho
Segundo o técnico pedagógico, cada curso abre com 35 vagas e, dependendo da demanda, esse número pode ser maior. Quase 30% dos estudantes que optam pelos cursos técnicos no Paraná ingressam no mercado de trabalho por intermédio dos programas de estágio remunerados.
“É uma ótima oportunidade para os jovens, eles saem mais preparados para o mercado de trabalho e nas demandas de empregabilidade, por exemplo, eles podem se inserir em programas como o Jovem Aprendiz, estágio remunerado, tem todas as oportunidades de inserção no mercado”, ressaltou Rafael.
Opções
Quando matriculados no curso técnico integrado ao Ensino Médio, os estudantes têm a possibilidade de concluir o Ensino Médio junto com a educação profissional em três anos. Os estudantes também têm a opção dos cursos subsequentes, quando o aluno inicia o curso técnico após a conclusão do Ensino Médio. “É o caso do curso de Enfermagem, por exemplo, e o de Técnico em Segurança do Trabalho”, disse Rafael.
Em parceria com o Senai, também serão ofertados para o ano de 2024 os cursos de Logística, Eletrotécnica e Técnico de Máquinas Industriais. No entanto, para essas opções as inscrições ainda não estão abertas.
Inscrições
Até o dia 23 de outubro, os alunos do 9.º ano do ensino fundamental que desejam cursar o ensino técnico podem manifestar interesse junto às suas respectivas instituições de ensino. O mesmo vale para os estudantes que terminaram o ensino médio e desejam cursar a formação subsequente. A seleção é feita pelas direções das próprias escolas conforme calendário institucional. As inscrições também podem ser feitas pelo site: https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/educacao_profissional_tecnica_nivel_medio.
“A importância da formação técnica é fundamental para a nossa sociedade em decorrência das demandas que inserem esse aluno dentro do mercado de trabalho. É importante que esse aluno, nessa etapa da sua vida, na fase dos 15 aos 17 anos, busque uma profissionalização, um aperfeiçoamento, para que possa, futuramente, estar no mercado de trabalho e fazendo uma universidade no campo que ele escolheu. Procure um curso que realmente entenda que vai produzir bem, que se identifique. Procure os colégios e se inscrevam”, finalizou Rafael.