Na semana passada, aconteceu a premiação da 19.ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, na Escola Municipal Joaquim Tramujas. Quatro estudantes foram premiados com medalhas, sendo uma de ouro, uma prata e duas de bronze.
O bom desempenho dos alunos, de acordo com a professora Sueli Costa, se deve à parceria entre a escola e o Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Física do Instituto Federal do Paraná. Esse programa permite ao aluno acadêmico uma experiência no ambiente escolar, no contato com os alunos, antes de se formar.
Diretora da Escola Joaquim Tramujas, Thaise Ferreira, parabenizou os estudantes pelo resultado
É justamente essa experiência que tem conquistado efeitos positivos na Escola Municipal Joaquim Tramujas, localizada no bairro Porto Seguro, em Paranaguá. “Considero importante que a comunidade saiba sobre esses resultados, pois existe uma parceria, a qual tornou possível a boa participação da escola na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, uma vez que foram bolsistas do PIBID que prepararam nossos alunos para participar do evento”, destacou a professora.
A mesa foi composta por Maristela Zamboni e Sheila Ferreira (representando a Secretaria Municipal de Educação em Tempo Integral); Professora Carol Portela (representando o IFPR Litoral), Juliana Farias (representante dos Bolsistas do PIBID Física), Thaise Nascimento Ferreira (diretora da escola) e Sueli Costa (supervisora das bolsistas PIBID e mestre de cerimônia). O aluno José Roberto cantou na cerimônia fazendo a parte cultural.
Aluna Luiza ficou em 1.º lugar
Subiram ao pódio os alunos medalhistas: primeiro lugar para a estudante Luíza; segundo lugar, Marcela Oviedo e terceiro lugar Kauã Eduardo e José Felipe com o bronze. A diretora da escola, Thais Ferreira parabenizou os alunos pela conquista e também aos bolsistas do PIBID pela dedicação no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo de forma decisiva para esse desempenho positivo obtido pelos alunos.
A prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) aconteceu em 13 mil escolas de todo o País cadastradas para o evento. Desde que foi criada a olimpíada, ela já ultrapassou 8 milhões de estudantes participantes. Trata-se de uma ação voltada para todos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas do País e se divide em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do Ensino Fundamental e o quarto, para o Ensino Médio.