Connect with us

Educação

80% dos estudantes estão em dia com as atividades no Colégio Gabriel de Lara

Instituição de ensino de Matinhos é uma das maiores do litoral

Publicado

em

O Colégio Estadual Gabriel de Lara, localizado em Matinhos, acolhe estudantes de diversos bairros e balneários da cidade e ainda da Prainha de Guaratuba e das Colônias de Paranaguá. Possui 95 profissionais da educação e 1.173 estudantes.

Destes, 900 estudantes possuem acesso aos estudos domiciliares por meio do Classroom e 23 estão recebendo material impresso, sendo que os demais o colégio está no processo de busca ativa, para retomada das atividades escolares.

De acordo com o diretor Edison Luiz Pereira, no início o sentimento foi de insegurança e ansiedade, principalmente pela questão da saúde e vivência do novo, com as novas formas de viver, trabalhar e estudar. “A primeira ação foi a socialização da informação por meio das redes sociais e reunião com os profissionais da escola, na perspectiva de acalmá-los e orientá-los em como proceder”, explica.

O diretor conta ainda que as maiores dificuldades encontradas foram em relação a obter o contato telefônico com as famílias. “Muitas vezes houve trocas do número do telefone do responsável ou do aluno, e a família não fez atualização cadastral. Por isso orientamos que entrem em contato pelo Fale Conosco, informando a atualização dos contatos”, ressalta.

Depois de estabelecido o contato com os pais e os alunos, o colégio iniciou o processo de ensino através das plataformas digitais. “No momento, temos 23 estudantes recebendo as atividades impressas. Para entrega é feito o agendamento em contraturno para evitar aglomerações, no dia da entrega do Kit de Alimentos aos alunos Bolsa Família”, destaca.

Professores e alunos trocam experiências sobre o aprendizado

Neste sentido, a equipe pedagógica da escola tem feito toda a diferença através do envolvimento da comunidade escolar com aulas on-line. “A equipe pedagógica e professores têm apresentado muito envolvimento, cada um na sua particularidade se destacando de uma forma neste processo, seja no resgate dos estudantes, como no subsídio quanto ao uso dos recursos tecnológicos. Os professores têm realizado Meet com os estudantes, alguns têm canal no YouTube e site, com intuito de fortalecer o suporte das explicações do conteúdo e estreitar laços com os estudantes, outros complementam o Classroom com sugestões de materiais e vídeos. Está sendo um momento coletivo de superação. Agradeço o apoio de equipe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá”, finaliza.