conecte-se conosco

Educação

NRE e Secretaria Municipal de Educação adotam medidas preventivas contínuas contra a Covid-19

Escolas estaduais e municipais somente estão tendo atividades remotas para professores e alunos (Foto: Ilustrativa-AEN)

Publicado

em

NRE e Secretaria Municipal de Educação adotam medidas preventivas contínuas contra a Covid-19

Óbitos de educadores chamou a atenção da população nos últimos dias na região

Nos últimos dias, óbitos de diversos professores e profissionais de educação de Paranaguá e do litoral do Paraná devido ao Coronavírus causaram comoção. Em virtude disso, a Folha do Litoral News entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, através do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, responsável por gerir os sete municípios da região, para saber qual é a situação atual das aulas e quais medidas preventivas contra a Covid-19 estão sendo adotadas. As autoridades esclareceram que aulas estão acontecendo de forma remota, ou seja, on-line, com foco no isolamento social neste momento. 

Estado

A chefe do NRE de Paranaguá, Liliana Kffuri, em notas divulgadas, explicou que, seguindo o Decreto Estadual n.º 7.122/2021, as aulas vão continuar de forma remota com os encontros virtuais realizados pelos professores no horário combinado no calendário da unidade educacional, sem prejuízo da formação educacional dos alunos. “Além disso, segue o Aula Paraná na TV aberta, YouTube e aplicativo, e a entrega do kit pedagógico impresso – retomada na quarta-feira, 10, o que acontece conforme definição de cada escola”, explica.

“Informamos ainda que os professores poderão utilizar todas as ferramentas tecnológicas preparadas nas escolas, caso não tenham em casa os instrumentos tecnológicos necessários para ministrarem suas aulas remotas, seguindo sempre as normas de segurança e medidas de enfrentamento à Covid-19 estabelecidas pela SESA como: aferição de temperatura na entrada, higienização das mãos com álcool gel, uso de máscara, distanciamento social”, afirma a chefe do NRE.

“Todas as escolas estaduais jurisdicionadas ao NRE dispõem de todos os aparatos de segurança para a prevenção à Covid-19 determinados pela Sesa, tais como: termômetro para aferição de temperatura, dispenser de álcool gel e líquido para higienização das mãos e dos ambientes, máscaras e água sanitária para desinfecção dos lugares onde circulam os servidores. Foi criada pela Secretaria de Estado de Educação um Protocolo de Biossegurança que visa a acompanhar, monitorar e avaliar as condições sanitárias que possibilitem o cumprimento de todas as medidas de segurança e saúde no enfrentamento à Covid-19, exigidos pela Sesa”, explica Kffuri.

“Cada escola tem uma Comissão de Biossegurança que é acompanhada por uma Comissão de Biossegurança de cada Núcleo Regional de Educação, que por sua vez faz as visitas a todas as escolas. A Secretaria de Estado da Educação está em constante diálogo com a Secretaria de Saúde do Estado, que é quem poderá autorizar o retorno das aulas de forma híbrida nas escolas estaduais, municipais e particulares”, explica.

Sobre um possível retorno às aulas, a chefe do NRE ressalta que está em constante reuniões com o secretário de Educação Renato Feder para informar a situação de cada regional. “Hoje a maioria das escolas estaduais do NRE de Paranaguá está preparada com as ferramentas tecnológicas necessárias para que o Ensino Híbrido aconteça de forma síncrona nas escolas e as que ainda não têm estas condições estão sendo organizadas para ofertar o ensino a que nossos estudantes precisam e tem direito”, salienta.

Município

 A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semedi) destacou que o ensino no município está sendo feito somente no regime remoto. O atendimento na rede municipal está sendo realizado somente em regime remoto. “A continuidade do ano letivo pelo regime remoto garante o acesso aos estudantes, ainda que um desafio para todos, família e escola. Porém, a segurança da saúde e vida de nossas crianças e profissionais são nossas prioridades. A estimativa para o início de um regime híbrido ou presencial se dará somente a partir das condições adequadas dentro do quadro epidêmico do município e a autorização de saúde para o retorno”, informa em nota a Semedi.

Ainda segundo o município, está sendo feita a “aquisição dos materiais necessários para higienização e organização para o protocolo de biossegurança estabelecidos pela Sesa”, finaliza.

Câmara

A vereadora Vandecy Dutra, presidente da Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente da Câmara, na última semana se reuniu com a chefe do NRE, Liliana Kffuri. “Diante de tantos casos de Covid-19 envolvendo os profissionais da Educação nas últimas semanas, inclusive com tristes perdas, causando grande comoção nas redes sociais, casos que poderiam estar relacionados ao retorno às aulas presenciais, tomamos a iniciativa de verificar os procedimentos que estão sendo adotados em todos os estabelecimentos de ensino, visando à segurança de todos os envolvidos. Precisamos pensar juntos a melhor estratégia, a fim de garantir a segurança, a saúde e, principalmente, a vida”, explica.

Segundo a vereadora, foram discutidos junto ao NRE os protocolos de prevenção à Covid-19 nas instituições de ensino. “Com todas as considerações colocadas pela chefia, ficou agendada a verificação destes protocolos nos estabelecimentos, assim como uma conversa local com os profissionais que lá estão trabalhando”, explica.

Vandecy Dutra ressalta que, segundo decreto estadual, até o início de abril as aulas seguem em modelo remoto, entretanto, segundo ela, alguns profissionais administrativos e de equipe de gestão estariam fazendo atendimento presencial. “Também a escola está aberta aos professores que queiram ou que precisem de Internet e suporte técnico para ministrar as suas aulas de forma remota. Porém, segundo a Chefia do Núcleo, todos os protocolos estão sendo seguidos, uma vez que a equipe gestora passou por orientações sobre estes protocolos”, informa.

Leia também: LUTO: Seis profissionais que trabalhavam na Rede Municipal de Educação falecem em Paranaguá

plugins premium WordPress