A elevação dos índices de avaliação do ensino público estadual é um dos objetivos do Governo do Paraná, afirmou a governadora Cida Borghetti, ao formalizar a posse da nova secretária da Educação, Lúcia Aparecida Cortez Martins, na sexta-feira, 13, em Londrina. “Melhorar a avaliação, ampliar o diálogo e valorizar os profissionais são nossos compromissos e Lúcia reúne todas as condições para conduzi-los”, disse Cida.
A nova secretária é de Londrina, onde foi professora, diretora de colégio e chefe do Núcleo Regional da Educação. A solenidade de posse foi realizada de manhã na ExpoLondrina, um dos principais eventos do agronegócio no Brasil e referência da cidade e região, onde a governadora cumpriu a agenda. Mais de 700 pessoas estiveram prestigiando o ato, inclusive autoridades locais e regionais, dentre eles professores, diretores de escola e chefes de núcleos regionais de ensino, além de deputados estaduais e federais.
A secretária Lúcia Cortez disse que uma das metas de trabalho é fazer o Estado avançar no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), que mede a qualidade do ensino no País, e também nas avaliações internas da secretaria.
“Vamos nos preocupar com a valorização dos profissionais da educação para que isso se reflita na escola e se converta em qualidade de ensino”, disse. “Assumo com bastante vontade e compromisso”.
A secretária Lúcia Cortez é especialista em administração, supervisão e orientação educacional e gestão escolar pela Unopar e especialista em física pela Universidade Estadual de Londrina. Ela atua na rede estadual de ensino desde 1988. Foi nomeada chefe do Núcleo Regional de Londrina em 2011.
RUMOS
Para o presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB), o Paraná não poderia ter um nome melhor para conduzir os rumos da educação do Estado: “Já conheço a Lúcia e sei da sua competência. Ela fará a diferença para melhor”, comemora.
Com a promoção de Luzia Cortez para secretária, quem fica no lugar dela na chefia do Núcleo Regional de Educação de Londrina é a professora Luzia Maria de Jesus Alves, que também foi indicada ontem. Luzia já fazia parte da gestão do NRE local.
PRESENÇAS
Participaram o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o chefe da Casa Civil interino e secretário do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros; o presidente do Conselho Estadual da Educação, professor Oscar Alves; o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão; o vice-prefeito de Londrina, João Mendonça; os deputados federais Osmar Serraglio e Alex Canziani, os deputados estaduais Pedro Lupion, Thiago Amaral, Tercílio Turini, Luiz Claudio Romanelli e Alexandre Curi, os secretários de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis; do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti; do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira Rodrigues; a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Audilene Rosa; o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion; o presidente do IAP, Paulino Mexia, o ex-secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; e a secretária municipal de educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Morais.
COM AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS/Maycon Corazza