Atualmente, a tecnologia tem se apresentado mais presente no dia a dia das pessoas e pode ser utilizada como ferramenta para a educação nas escolas e em casa. A professora de Geografia, Alessandra Fernanda Bassani, destacou que utiliza a tecnologia a favor da educação. “A tecnologia deve ser usada na educação porque é algo muito próximo dos alunos é uma ferramenta que eles usam a todo o momento e precisamos trazer isso para o nosso lado”, opinou. “Criei grupos com os alunos dos 8.º e 9.º anos no Facebook para interagir com os alunos. Ali coloco material complementar e aquele aluno que quer buscar mais no grupo tem uma indicação e aquele que não tem o hábito de visitar sites interessantes e indicados o grupo no Facebook se torna uma alternativa”, salientou.
No espaço, a professora publica conteúdos complementares, indicações de trabalhos, entre outras informações. “Quem mesmo após a aula ficou com alguma dúvida ou esqueceu algum detalhes ditos em sala sobre o trabalho pode sanar sua dúvida também me perguntando pelo grupo. Lá eles não ficam tímidos e falam mais à vontade. Também posto modelos e outros exemplos para eles”, observou.
Celulares não são muito utilizados em sala, mas quando necessários também podem se tornar instrumento de apoio para o estudo. “Não utilizo celular em sala, durante a aula uso mais Datashow, vídeos, imagens de mapas que são essenciais para minha disciplina. Sobre o celular, tenho um aluno que pede para filmar a aula para consulta posterior desde que eu autorize não vejo problema, mas acompanho de perto para saber se realmente é para isso que o celular está ligado”, frisou.
Mídias, como notebook, celular, tablet, a lousa digital, o robô e qualquer outra que surja podem ser consideradas tecnologias e podem ser usadas no aprendizado.