Educação

Jovens e adultos têm oportunidade de retornar aos estudos

Vagas são pra 6.º ano do Fundamental até o 3.º ano do Ensino Médio

kawh6bos 1584462128

Jovens, adultos e idosos que têm interesse em concluir os estudos devem procurar um Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). A diretora do CEEBJA, Christiany Comunello Fontinele, explicou que a instituição de ensino recebe alunos a partir dos 15 anos para o Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano e a partir dos 18 anos para o Ensino Médio do 1.º ao 3.º ano. “Para as matrículas, o interessado deve trazer duas fotos 3×4, cópia e original do RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar”, informou.

Sempre há vagas e, em determinado período do ano, muitos alunos acabam abandonando os estudos. “Quando chega o segundo semestre, muitos dos nossos alunos, como são adultos e têm suas responsabilidades, começam a encontrar empregos temporários ou não e começa a ficar difícil continuar seus estudos, em especial no período da tarde”, observou. “No turno da noite é diferente já que muitos trabalham durante o dia”, comentou.

 

Foto%201%20alunos%20CEEBJA
O CEEBJA recebe alunos a partir dos 15 anos para o Ensino Fundamental do 6.º ao 9.º ano e a partir dos 18 anos para o Ensino Médio do 1.º ao 3.º ano

 

O abandono é diferente da evasão escolar. “Chamamos de abandono porque eles saem enquanto estão no emprego muitas vezes temporário, e depois retornam porque precisam do estudo para complementar as chances no mercado de trabalho”, explicou.

No CEEBJA são duas modalidades, individual e coletivo. “No coletivo, o aluno cursa por disciplina e elimina matérias concluídas. A modalidade individual geralmente é aplicada para pessoas que trabalham por turno”, salientou.

Atualmente, o maior número de vagas é para turmas à tarde. “À tarde temos mais oferta de vagas. Sempre há vagas à noite, mas à tarde estamos com mais disponíveis”, informou. “À noite temos a Ação Pedagógica descentralizada (Aped) que são turmas descentralizadas, as quais funcionam em algumas ilhas ou escolas municipais em Paranaguá”, ressaltou.

 

PERFIL

O agente educacional II, Abel de Pinho Nogueira disse que homens e mulheres procuram o CEEBJA para retomar o estudo, o que diferencia é o público da noite e da tarde. “À noite, o público é bem diversificado, homens e mulheres de várias idades, mas são mais adultos e pessoas que estão trabalhando. À tarde são mais senhoras, donas de casa e os adolescentes”, contou. Procura-se concentrar os menores de idade no período da tarde.

A sede do CEEBJA está localizada no prédio anexo ao Colégio Estadual José Bonifácio, ao lado da Praça Portugal.

Conforme Christiany e Abel, atualmente estão matriculados no CEEBJA, 1.638 alunos, sendo 800 na fase II (6.º ao 9.º ano) e 838 no Ensino Médio.

Você também poderá gostar

Jovens e adultos têm oportunidade de retornar aos estudos

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.